Brigada #AMARoMAR | O que é?
Trata-se de um projeto que visa alertar para as questões o lixo marinho.
O desafio consiste na monitorização e recolha dos resíduos na praia; na comparação dos dados ao longo do tempo; na comunicação e apresentação dos resultados; no envolvimento da escola e comunidade em todo o projeto.
Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema.
A monitorização e interpretação dos resíduos recolhidos na praia, deve suscitar o debate sobre as suas origens, bem como as alternativas possíveis.
Ajudar a resolver o problema do lixo marinho contribui ainda para preservar a biodiversidade do maior bioma da Terra – o Oceano -, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimento.
Metodologia
A dinâmica de criação de grupos de trabalho fica a cargo do(a) professor(a) coordenador(a). Sugere-se a seguinte metodologia:
FASE 1 | Preparação
1. Investigação individual e/ou em grupo sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências
2. Investigação individual e/ou em grupo sobre o lixo marinho: tipologia, causas e consequências
3. Seleção da praia fluvial ou marítima onde vai atuar a Brigada #AMARoMAR.
4. Realização de um debate sobre:
– O lixo é um problema? Porquê?
– Quais as causas e consequências deste problema?
– Porque aparece o lixo no mar? Que consequências?
– O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?
5. Leitura, análise e discussão das recomendações e requisitos da monitorização [Download AQUI]
6. Análise dos itens constantes na ficha de monitorização [Download AQUI]
7. Planeamento da limpeza e monitorização.
Nota: podem candidatar a ação ao Kit Brigada #AMARoMAR na plataforma Eco-Escolas
FASE 2 | Brigada #AMARoMAR em Ação
Esta atividade tem de ser realizada numa praia e cada escola terá que organizar a sua própria deslocação.
Sugerimos que convidem os encarregados de educação e outros elementos da comunidade para a atividade. Recomendamos ainda que seja contactado o responsável do município pelas atividades de educação ambiental no âmbito dos Programas Bandeira Azul e/ou Eco-Escolas.
Local da monitorização (Praia marítima ou praia fluvial):
- Recolher e agrupar todos os resíduos recolhidos
- Contabilizar os resíduos com base na tabela proposta [Download AQUI]
Nota importante: depois de contabilizados os resíduos, o grupo deverá depositar os resíduos em local adequado (ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados).
FASE 3 | Alerta Brigada #AMARoMAR
Esta fase do projeto implica a análise e tratamento dos dados recolhidos no local onde foi realizada a limpeza. As conclusões, a comunicação e a ação serão a parte final.
1.Tratar os resultados dos dados recolhidos.
2. Montar uma Exposição com dimensão superior a 1 metro onde se comunicam os resultados do projeto.
Pode ser uma exposição bi ou tridimensional. O objetivo é demonstrar o tipo de resíduos encontrados, mais frequentes, mais insólitos, etc., bem como interpretar o tempo de degradação que teriam esses resíduos se permanecem no mar/costa.
A exposição pode ainda ter outras informações relativas à praia, à contabilização dos resíduos, etc.
3. Realizar um debate sobre:
– Qual a origem dos resíduos encontrados?
– Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
– Como alertar as pessoas para este problema?
4. Comunicar na escola e na comunidade recorrendo a diversas formas: exposições, colóquios, reportagens e artigos, ações de limpeza, pequenos vídeos no formato stories/reels, etc.
5. Avaliar o Projeto
– questionário aos participantes (conhecimento/comportamento) [PREENCHER ESTE LINK]
– quantidade de resíduos recolhidos
– nº de pessoas abrangidas na comunicação o projeto
CONCURSO
Para participar no Concurso deverá ser feito até 17 de junho, o upload na plataforma Eco-Escolas dos seguintes elementos:
A- Reportagem fotográfica das várias fases do projeto (6 a 8 fotografias, devidamente legendadas);
B- Grelha(s) de monitorização devidamente preenchida(s) (preencher os 2 separadores: “Identificação Local” e “Ficha”);
C- Exposição de apresentação dos resultados onde devem ser apresentadas fotografias de cada um dos painéis e da exposição no seu conjunto (até 10 fotografias, sendo obrigatória 1 geral e 1 de detalhe) + jogo de leitura da exposição que deverá ser carregado na plataforma;
D- Conjunto de vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical a serem divulgados nas redes sociais e/ou carregados na plataforma com devida identificação das páginas Eco-Escolas – Facebook: Eco-Escolas e Instagram: @ecoescolas_portugal
E- Síntese descritiva de como decorreu o projeto: envolvimento dos alunos, ações realizadas na escola, processo de construção da exposição (materiais utilizados), forma como foi comunicado, principais conclusões/avaliação.
Prazos
Inscrição e solicitação do kit, na plataforma Eco-Escolas: até 29 de fevereiro de 2024.
Submeter a informação solicitada na plataforma Eco-Escolas até 17 de junho de 2024.
Critérios
- Implementação da metodologia
- Apresentação dos resultados da limpeza de praia (ficha de monitorização)
- Realização da exposição + conjunto de vídeos: qualidade, originalidade, informação disponibilizada
- Envolvimento dos alunos no processo
- Atividades complementares e de comunicação
- Realização do questionário de avaliação aos participantes [ESTE LINK]
Júri
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE); Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Pingo Doce.
Prémios
Os 5 melhores projetos serão premiados:
– um cheque/cartão (valor; 250€ + 200€ + 150€ +100€ + 100€)
– uns binóculos para o 1º, 2º e 3º lugar e 2 pinças litter picker para as menções honrosas
Objetivos
- Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências
- Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa
- Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema
Destinatários
O projeto pode ser realizado por estudantes de todos os graus de ensino.
Kit #AMARoMAR
Após a inscrição da Brigada #AMARoMAR na Plataforma Eco-Escolas, cada escola candidata-se a receber o kit #AMARoMAR, através do preenchimento de um formulário próprio.
Após a submissão da candidatura, as escolas receberão indicação da sua aceitação. O kit será enviado via CTT para as 150 primeiras escolas inscritas.
Constituição do Kit #AMARoMAR
O kit #AMARoMAR é composto por um conjunto de materiais que se destinam à realização da limpeza de praia e ao desenvolvimento do projeto:
– 4 sacos reutilizáveis para recolha de resíduos;
– 4 t-shirts da Brigada #AMARoMAR;
– 4 coletes Eco-Escolas;
– 4 pares de luvas para recolha do lixo;
– 1 balança;
– Ficha de monitorização para registar o lixo recolhido.
Aconselha-se que a escola leve um kit de primeiros socorros.
Recomenda-se ainda que leve para a praia uma máquina fotográfica para registar a atividade.
Brigada #AMARoMAR
Porquê?
A gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos.
O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.
Alguns números:
- todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
- cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
- o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e 90% do que se encontra no fundo do mar.
- estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.
- as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
- um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico
- embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.