Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto foi organizado pelos professores Coordenadoras Eco-Escolas em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra, e convidou-se a turma do 8E (pelo tema escolhido como DAC – “Biodiversidade marinha - zona intertidal, litoral, oceano Atlântico”).
Efetuou-se a divulgação da atividade junto dos alunos Eco-Escolas e da comunidade educativa (por email e nas redes sociais do Eco-Escolas). Convidou-se a ABAE como entidade parceira com o objetivo de incluir os seus contributos em algumas das dinâmicas que seriam desenvolvidas na praia, a par das apresentações/exploração das temáticas em torno do problema da poluição dos oceanos e da elevada biodiversidade da zona intertidal resultante de diferentes adaptações aos fatores ambientais relacionados com o ciclo das marés.
Na chegada à praia, após o acolhimento pela Coordenadora do Eco-Escolas, a representante da ABAE procedeu a uma apresentação recorrendo a materiais de apoio (usados em exposições e ações de educação ambiental acerca da poluição dos oceanos causada por resíduos) que continham amostras. Após esta etapa de contextualização, o 2.º coordenador do Eco-Escolas, efetuou uma breve apresentação em torno do conceito de zona intertidal e das condições específicas daquele habitat, salientando a existência de uma diversidade de espécies (esta saída foi utilizada para que o grupo de alunos do 8.ºE presente pudesse dedicar uma parte do tempo a aplicar uma metodologia de amostragem de espécies de acordo com um protocolo construído no âmbito da parceria entre o Clube Ciência Viva na Escola e a MARDive - Kids Dive Goes Wild).
Na limpeza da Praia participaram num total 32 pessoas (17 alunos, 3 crianças, 9 encarregados de educação e outros familiares e 3 professores) a qual teve uma excelente aderência nas várias etapas, assinalando-a presença quer de vários alunos que não pertencem às atividades do Eco-Escolas, quer de familiares de alunos.
Na praia, os resíduos recolhidos pelos participantes foram distribuídos pelas categorias da “grelha de monitorização” (sobre bandeiras da ABAAE) e houve lugar à discussão/apreciação por todos participantes acerca das classificações aplicadas e das quantidades. Após essa etapa procedeu-se ao preenchimento da ficha de registo e os presentes constataram que se recolheu uma quantidade assinalável de resíduos (cerca de 45 kg).
A dinâmica e os resultados desta iniciativa realizada na praia foram divulgados através das redes sociais do Eco-Escolas (Facebook e Instagram), no site da Escola e de um artigo publicado pelo Jornal de Sintra.
Paralelamente, alguns alunos e respetivos Encarregados de Educação elaboraram uma maquete com parte dos resíduos. Esta maquete esteve exposta no Conselho Eco-Escolas (27 de maio), “Summit do Kids Dive” no Centro Cultural Olga Cadaval (07 de junho) e, em local de destaque na escola, durante a festa final de ano.
As principais conclusões vão no encontro da nossa perspetiva inicial, isto é, de que se trata de um projeto estratégico nas nossas atividades anuais do Eco-Escolas. Permite uma manhã de agradável convívio enquanto se proporcionam as condições para desenvolver os comportamentos que promovem o respeito pelo meio ambiente e a necessidade de agir em prol da sustentabilidade.

Quilómetros percorridos (km):
0,3