Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Redbridge School (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
Da auditoria ambiental realizada em Novembro, resultou que a escola poderia aprofundar o tema da poluição marinha.
A segunda limpeza de praia organizada pelo Year 8 (equivalente ao 7ºano) visou colmatar esta lacuna e relacionar o tema com o ciclo urbano da água, entretanto estudado durante a visita de estudo à ETAR de Beirolas, realizada pelo 5ºano.
Esta limpeza de praia realizou-se em 10 de Abril de 2024, na praia de Carcavelos e teve a participação dos alunos do Year 8 (equivalente ao 7ºano) e dos alunos de Erasmus + de Espanha, num total de 46 pessoas envolvidas (com professores).
Cerca de 15kg de resíduos foram recolhidos em metade da área total da praia na parte da manhã, durante 3 horas. A grelha de monitorização foi preenchida depois da ação de limpeza, nas instalações da escola.
À tarde, o professor de Artes deu um workshop de arte urbana aos alunos que, em grupos, realizaram peças de arte inspiradas no mar (3 horas). O debate sobre a origem dos resíduos recolhidos voltou a acontecer durante a criação das peças de arte.
As peças de arte foram expostas nas escadas de acesso ao 1º andar da escola em Maio. A exposição visa demonstrar a ligação entre os resíduos recolhidos e as atividades humanas. Assim, no topo, vemos uma embarcação "insustentável" - foi ideia das eco-delegadas do 5º ano reutilizar este modelo de um trabalho sobre as Caravelas Portuguesas do seu 4º ano, em 2022/2023. Esta embarcação tem material de pesca a escorrer para o mar, por entre as ondas. Na mesma parede, em baixo, temos as peças de arte criadas pelos alunos do Year 8 e Erasmus: peixes e aves elaboradas com resíduos. No lado direito há uma retrete, cujo tubo de esgoto está cheio de beatas e cotonetes usados. Olhando para dentro da retrete, vemos algas e animais marinhos e a mensagem “O Mar Começa Aqui”. Por cima do autoclismo há um slide, parte da apresentação do 5º ano ao 4º ano sobre a sua visita de estudo à ETAR, alertando para o que não se deve deitar dentro da retrete. No chão encontramos restos da atividade piscatória. No topo esquerdo foi afixado o poster dado pelas Águas de Portugal durante a visita de estudo a Beirolas, contendo o Ciclo da Água.
A exposição teve a colaboração dos eco-delegados, que utilizaram resíduos para decorar a parede com ondas e de eco-voluntárias que pintaram o fundo do WC.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):