Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
Foi com muita entrega que abraçámos este projeto, Brigada #AMARoMAR, nomenclatura que espelha um sentimento intenso de cuidado e proteção. Em grupo turma na aula de Cidadania e Desenvolvimento, fizemos crescer a nossa curiosidade e vontade de abrir portas à solidariedade para com o ambiente, tema do nosso Projeto Educativo, começámos por criar o nosso slogan “ De Mãos dadas com o Ambiente Somos mais Felizes” e metemos mãos à obra em pesquisas e chuva de ideias para a sua consecução. Em conselho de turma decidiu-se pela implementação de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Oferta Complementar Parlamento D. João II, Ciências Naturais, Tecnologias da Música e Educação Física, nas quais, e na dimensão dos seus conteúdos, desenvolvemos os nossos debates, construímos saberes, visionamos vídeos sobre a problemática da poluição no mar, do lixo marinho que se acumula desmedidamente e as consequências para a biodiversidade dos oceanos. Com muita tristeza nos confrontámos com a realidade chocante e inadmissível, que reflete a insensibilidade do comportamento humano. O Nosso Mar deve ser casa de vida que se quer viva, saudável e feliz. Das nossas reflexões resultou a elaboração de cartazes de sensibilização, elaborados na disciplina de Tecnologias da Música e pelo grupo de pais e Encarregados de Educação, para levar à comunidade o nosso sentir preocupado e o alerta para consciência cívica. Convidamos o presidente da junta de freguesia de São Martinho do Porto para se juntar a nós e nos esclarecer sobre algumas questões relacionadas com iniciativas de limpeza da praia e incremento de iniciativas de sensibilização para a cidadania ativa. Entregámos em vários pontos os nossos cartazes pela vila na esperança que toquem corações.
Fizemos a nossa recolha de lixo, orientada pela equipa Eco-Escolas, que muito nos acrescentou e motivou, fazendo crer que tudo o que idealizámos fez sentido. Com perplexidade nos confrontámos com a realidade, os comportamentos indiferentes são pegadas na areia.
É urgente “AMARoMAR” e, em homenagem a todos os seres vivos que sofrem pela insensibilidade e arrogância humana, fizemos um minuto de silêncio.
Na disciplina de Educação Física propusemos ao Centro de Formação de Atividades Náuticas do Desporto Escolar a prática da Canoagem e verificámos que o mar na sua inocência natural, em cada maré, arrasta para dentro de si o que se esquece sem cuidado.
A nossa exposição revela a urgência do cenário de mudança, o que se tem e o que se quer ter,
“Um mar de água límpida, que seja espelho do respeito, comunhão e empatia pela vida marinha”
Concluímos com esta experiência real, que o projeto Brigada #AMARoMAR nos trouxe outro olhar sobre os futuros cidadãos que queremos ser, conscientes, ativos, participativos e envolvidos em prol de um planeta azul.
De mãos dadas seremos sempre mais felizes!

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):