Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto Brigada AMARoMAR tem vindo a ser desenvolvido na E.B. de Ferrel já há alguns anos e sentimos que têm vindo a ser realizados progressos. Os alunos sentem-se bastante familiarizados com estas iniciativas, muito predispostos para a sua realização e sobretudo com muito mais conhecimentos relativamente à forma como se concretiza. Sabem quais os resíduos que devem recolher, sabem quem são os responsáveis pelos mesmos, quais as consequências que estes resíduos têm para o oceano. O que para nós professores é bastante gratificante!
O envolvimento dos alunos é neste projeto é muito grande, desde nas ações de limpeza na praia, na separação dos resíduos na escola, na construção do painel com os resultados. Sem este envolvimento o projeto perderia sentido, pois acreditamos que é fazendo que se aprende e se alteram comportamentos e mentalidades.
O painel foi construído com ideias trazidas pelos alunos, colocado na entrada principal da escola para que ficasse visível a todos os que acedem à escola.
Com a realização deste projeto os alunos concluíram que o plástico continua a ser o resíduo mais encontrado na praia, sobretudo as cordas e o microplástico. Ficaram bastante alarmados com a quantidade de cotonetes encontrados, inicialmente pensavam ser pauzinhos de chupa chupa, só depois perceberam que não e foi-lhes explicada a razão dos seu aparecimento na praia.
Fazemos um balanço muito positivo da nossa participação no projeto AMARoMAR, pois sentimos que é sem dúvida uma mais valia para os nossos alunos, nas questões referentes ao lixo marinho, fazendo-os perceber que o oceano está nas mãos de todos nós!

Quilómetros percorridos (km):
8,34km