Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi (Pombal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito do Projeto Brigada#AMARoMAR, do programa Eco-Escolas, no dia trinta e um de maio de 2024 as crianças do ATL da Moita do Boi, dos 3 aos 10 anos, professoras do 1º ciclo, educadoras, auxiliares, coordenadora Eco Escolas e representantes do Município de Pombal, participaram na limpeza do lixo marinho na praia do Osso da Baleia.
O projeto tem sido executado todos os anos com a colaboração do Município de Pombal, esta atividade promove a mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente, tendo como objetivo conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências.
Este projeto teve a preparação nas aulas das AECs, através do visionamento de vídeos enviados no regulamento do projeto, seguido de discussão sobre o tema. Foram elaborados blocos de apontamentos para anotar os resíduos que encontrarem.
Depois da 1ª fase seguimos para a ação na praia do Osso da Baleia, com autorização da Câmara Municipal de Pombal a única que pertence ao concelho de Pombal. Foi delimitada a área a limpar e seguimos para a limpeza dos resíduos na praia, utilizando baldes, sacos de rede e luvas de tecido, foi percorrido uma área de 613 m de comprimento por 28 m de largura e foi recolhido 16kg de lixo.
A realização da atividade decorreu das 10h30 às 11h30 e envolveu 57 participantes.
Durante o decorrer da limpeza recolheram-se imagens e vídeos para a realização do projeto.
Por fim procedeu-se à separação e contabilização dos resíduos encontrados na praia do Osso da Baleia, preenchendo a ficha de registo. Foi feita a monitorização do lixo encontrado e discutido o que mais se encontrou para executar o projeto.
Por fim construiu-se um mural com a ajuda das crianças onde utilizaram o lixo encontrado. Este mural informa que tipo e quantidade do lixo recolhido e quanto tempo este lixo demora a desaparecer.
Foi enviado por email o formulário para avaliação da atividade a cada participante.
Todos os anos as crianças do ATL da Associação da Moita do Boi participam no projeto Brigada#AMARoMAR com muito entusiasmo e concluíram que as principais causas do lixo encontrado foram a pesca.

Quilómetros percorridos (km):
613 m