Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Trabalho final construído com o lixo recolhido

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
O Agrupamento de Escolas de António Nobre é constituído por um conjunto de sete escolas que se distribuem geograficamente por duas freguesias da cidade do Porto: Paranhos e Campanhã. O ensino básico e secundário, regular e profissionalizante (oferta formativa) é frequentado por uma população estudantil heterogénea, residente quer nas freguesias de Paranhos e Campanhã, quer nas freguesias e concelhos limítrofes. Esta diversidade transforma este Agrupamento num espaço multicultural, permitindo a toda a comunidade educativa o contacto com diferentes realidades e promovendo o espírito de escola inclusiva.Tendo consciência desta multiculturalidade, o bem estar dos alunos é uma preocupação constante no nosso agrupamento, pois só assim se consegue atingir o sucesso educativo. Neste sentido, o Agrupamento de Escolas António Nobre é uma escola de Projetos, tais como o Eco-Escolas, que permite desenvolver competências nos alunos para a vida futura, assim como cativá-los para os conteúdos obrigatórios que se encontram nos currículos escolares portugueses. Foi com este intuito que a professora Júlia Gomes e Maria João Esteves propôs após a realização de diferentes iniciativas onde refletiram sobre questões ambientais, tais como debates: que futuro queremos, estádios sustentáveis e eco-cidades, a atividade de limpeza de praia à turma do curso profissional de Gestão de Desporto. Assim, no dia 27 de maio a turma deslocou-se à praia de Matosinhos e percorrendo um quilometro do seu areal recolheu 15,35Kg de lixo. Em sala de aula, após análise dos resíduos recolhidos foi construído um mural com peixes de lixo que foi exposto no polivalente da escola como modo de sensibilização a toda a comunidade escolar.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):