Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Poster do projeto de investigação sobre a zona de ação da limpeza. Espécies endémicas e invasoras. Causas e efeitos na biodiversidade.

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
ntegrada nas comemorações do dia da árvore e da romaria de Nª Sª da Enxara, esta ação culmina um vasto conjunto de ações levadas a cabo entre o Município de Campo Maior, o Centro Educativo Alice Nabeiro, o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a Comissão de Festas de Nª Sª da Enxara e o GEDA. Após o envolvimento dos nossos alunos na criação de slogans e desenhos para alertar dos romeiros para não poluírem com resíduos os recinto, os mesmos foram impressos e colocados em diversos painéis na zona envolvente ao evento juntamente com os dos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho. Em paralelo, o município, a VALNOR em articulação com a Comissão da Festas procederam à colocação de ecopontos em diversos locais da romaria. Os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária realizaram uma prévia ação de limpeza do recinto, ficando a final a cargo dos alunos do CEAN. A mesma decorreu dia 4 de abril com crianças dos 7 aos 12 anos. O grupo percorreu 7kms na zona envolvente à romaria, tendo recolhido 70kms de resíduos com destaque para fitas limitadoras dos terrenos, garrafas de vidro, latas, plásticos e pequenos objetos. Foram identificadas zonas com a presença de grandes volumes, as quais foram indicadas ao município para posterior limpeza. Queremos dar os parabéns a todos os romeiros, à comissão organizadora e ao município pelo bom estado em que encontrámos o recinto, sinal da atenção, civismo e respeito demonstrados. No entanto ainda foi possível descobrir resíduos que caso ficassem na natureza, iriam perturbar a biodiversidade e a qualidade da água do Rio Xévora (um dos menos poluídos da Europa. A manhã ficou marcada pela boa disposição, pelo espírito de grupo e ajuda mútua e ainda pela prática de desporto na natureza tão importante para as crianças. Retirar tempo às tecnologias e dar tempo à natureza, ao convívio e à aventura é cada vez mais urgente!

Quilómetros percorridos (km):
8km