Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola EB1/PE do Caniço (Santa Cruz)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
A Brigada #AMARoMAR teve a envolvimento da equipa dos projetos ambientais (Eco-Escolas e Escola Azul).
Os alunos de ambos os projetos e respetivos docentes colaboraram na limpeza, triagem e montagem da exposição.
A par desta ação, a equipa de docentes de Música colaboraram na realização de um vídeo promocional desta iniciativa, a fim de sensibilizar a comunidade para a defesa do meio ambiente.
Relativamente à exposição, os painéis cedidos pela câmara municipal, assim como o transporte para a praia, foram importantes para que a comunidade tivesse conhecimento dos resultados desta iniciativa: a limpeza, a quantidade de resíduos, a origem, as consequências e duração de decomposição na natureza. Houve a oportunidade dos alunos dos 3.º e 4.º anos participar num concurso para adivinhar o tempo de decomposição dos resíduos mais comuns encontrados.
Quanto aos materiais utilizados, recorreu-se maioritariamente ao papel; houve por exemplo a reutilização do verso de folhas informativas plastificadas das eleições regionais; adotou-se a utilização do cartão para a apresentação (títulos) da exposição.
Na exposição foram realizadas várias ações de sensibilização - uma por turma - a fim de explicar em pormenor a limpeza de resíduos e o seu impacto na natureza.
A iniciativa #AMARoMAR é muito importante para a nossa escola, pois a sua metodologia é muito eficiente para sensibilizar a comunidade educativa que o Plástico (fragmentos), o Esferovite e o Metal (três itens mais comuns que foram encontrados) são nefastos para a Natureza. Por outro lado, a ação de limpeza que foi realizada na Praia do Garajau, a primeira reserva marinha criada no país em 1972, mostra que o espaço natural é afectado por resíduos que não foram diretamente abandonadas na praia, mas que vieram algures mais longe, ora trazidos pelas marés, ora pelo vento.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):