Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
#Amaromar é um projeto de continuação na nossa escola e como tal começámos com uma turma do quinto ano, onde os alunos teriam de registar uma boa ação pelo ambiente- Poupança da água. Durante uma semana estes alunos teriam de registar o consumo de água e as boas ações para a poupança da mesma. Depois de debatido o tema fomos tentar perceber como é que o lixo chega ao rio perto da nossa escola. Os alunos foram muito interventivos e nas aulas de cidadania fizeram pesquisas sobre o assunto. No dia 16 de novembro 2 turmas da nossa escola, durante a manhã fizeram a limpeza do areal da praia fluvial de Alburrica. A Câmara municipal forneceu os sacos do lixo e o transporte. Os alunos munidos de luvas percorreram todo o areal em busca dos objetos que não faziam parte daquele local. Encontraram garrafas de vidro, de plástico, tampinhas, caricas, botas, beatas entre outros objetos. Os alunos gostaram imenso de participar nesta ação de voluntariado. Depois de recolhido todo o lixo encontrado, os alunos registaram os itens recolhidos, alguns foram pesados e fez-se uma estimativa do peso total recolhido. Começou-se a pensar como fazer a divulgação desta atividade na escola. No site do agrupamento foram colocadas fotografias da atividade.
Os alunos começaram a delinear o painel sobre amar o mar, colocando a bandeira do eco-escolas e os itens encontrados na praia, também fizeram uns peixinhos a partir de rolos de papel higiénico. Aproveitou-se um painel já existente na escola com um fundo marinho, o lixo foi destacado a branco, para ser mais fácil a perceção, aos alunos que o observam.
Este painel ficou exposto no átrio que antecede a biblioteca da escola, por onde passam todos os dias a grande maioria dos alunos da escola.
Os alunos do quinto ano participaram no vídeo desta atividade, as fotos são também de alunos do sétimo ano.
A atividade correu muito bem os alunos estiveram muito participativos quer a turma de quinto quer a turma do sétimo ano. A avaliação foi excelente.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):