Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

https://youtube.com/shorts/XrLhygTqJqU

https://youtube.com/shorts/N3dsdWVT3DQ

https://youtube.com/shorts/9d7FfAjgnI8

https://youtube.com/shorts/PgQ4CgKGSwI

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
No sentido de gerar reflexão sobre boas práticas de sustentabilidade ambiental e sensibilizar a comunidade educativa da Escola Carolina Michaëlis, a coordenadora do Projeto Eco-Escolas (e simultaneamente professora de Biologia e Geologia) propôs aos alunos da turma CT1 do 11.º ano a formação da Brigada #AMARoMAR no ano letivo 2023/2024.
Assim, foi sugerido aos alunos a constituição de grupos trabalho formados, genericamente, por quatro alunos cada de acordo com as preferências dos mesmos, e deu-se início ao trabalho que seguiu a metodologia preconizada no regulamento do referido desafio. O trabalho desenvolvido contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto (CMP), parceiro do Projeto Eco-Escolas da Escola Carolina Michaëlis do Porto.
Aproveitando iniciativas do município foi realizada a 8 e a 15 de fevereiro uma reflexão conjunta sobre o tema "resíduos" durante uma atividade intitulada R'Circular orientada por Técnicos do Departamento do Ambiente da CMP. Nesses momentos foi dinamizada uma discussão alargada ao grupo turma acerca do impacte do lixo marinho nos ecossistemas: tipologia, causas e consequências deste tipo de resíduos para os diferentes subsistemas do sistema Terra.
A 21 de fevereiro voltámos a debater esta temática numa reflexão que teve a orientação da Dr.ª Sónia Magalhães, Técnica do Departamento do Ambiente da CMP, que direcionou o debate com questões como: o lixo marinho é problema? Porquê? Quais as causas e consequências deste problema? De onde vem o lixo no mar? O que podemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos em geral e dos resíduos marinhos em particular?
Posteriormente, no início do terceiro período, foram analisadas com os alunos os itens constantes na ficha de monitorização disponibilizadas pela ABAAE, foram-lhes dados a conhecer os componentes do Kit Brigada #AMARoMAR, que muito os apreciaram!
A escolha da praia marítima “Homem do Leme” foi da responsabilidade da CMP que procedeu à organização logística da recolha de resíduos, desde o planeamento da limpeza ao transporte dos alunos no âmbito de uma ação intitulada “Praia sem plásticos”.
Na tarde do dia 18 de abril deslocámo-nos então à praia “Homem do Leme”, espaço balnear muito frequentado na cidade do Porto. Aí, cada grupo de alunos recolheu e agrupou os resíduos reunidos e contabilizou os mesmos, tendo os resultados sido de seguida registados na ficha de monitorização disponibilizada pela ABAAE.
No dia 22 de abril, agora em sala de aula, foi feita a análise e o tratamento dos dados recolhidos no local onde foi realizada a limpeza, tendo sido enunciadas algumas conclusões acerca da origem dos resíduos recolhidos, apresentadas, pelos alunos, soluções para evitar a produção daquele tipo de resíduos e a forma de alertar a população para este problema.
A partir desse momento, de forma mais autónoma, os alunos começaram a gizar o esboço para a montagem um mural com resíduos recolhidos nesta ação de limpeza, a fim de comunicarem os resultados do projeto.
Após a construção do mural este exposto na portaria da escola e está divulgado no Blog do Projeto Eco-Escolas para a comunidade educativa e o público em geral. Foram ainda realizados pequenos vídeos que se encontram também em divulgação no referido Blog.
A fim de ser avaliado o projeto os participantes preencheram o questionário que dá conta do conhecimento por si edificado e do comportamento adotado durante a realização da ação.

Quilómetros percorridos (km):
6 km

Peso recolhido (kg):
3,2 kg