Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:
Fotografias da Exposição:
Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:
https://youtube.com/shorts/bx3aXq327ow
https://youtube.com/shorts/F1fccLenWPs
https://youtube.com/shorts/Pg-IfNSI9qw
https://youtube.com/shorts/_zeor5dv9zI
https://youtube.com/shorts/v7j4OgJFfKQ
https://youtube.com/shorts/An7o8EIPXX4
https://youtube.com/shorts/HIZtKtwW9_c
Memória descritiva de como decorreu o projeto:
Brigada#AMARoMAR 2023/24
Fase 1 - Preparação
Os alunos do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 da escola secundária Jaime Moniz envolveram-se e participaram ativamente neste desafio proposto pelo Programa Eco-Escola.
O interesse pela problemática do lixo marinho começou no dia 07/03/2024 com a visita, dinamizada pelos professores da componente técnica do curso, ao Museu da Baleia da Madeira, onde foram confrontados com a problemática do lixo marinho através da ação de sensibilização promovida pela Dra. Lucília Sousa, que explicou a composição, tipologia, causas e consequências do lixo marinho, com impactos diretos nas espécies marinhas.
Posteriormente, em sala de aula, foi feito o debate da problemática do lixo marinho e apresentadas propostas de resolução.
A tomada de consciência das consequências do lixo marinho no ecossistema marinho ficou mais evidente com a participação na ação de formação “Proteger a Vida Marinha”, promovida pela Unidade de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal do Funchal (CMF), onde os alunos tomaram conhecimento dos vários tipos de plásticos que existe no nosso planeta, como combater esse problema no mar e foram sensibilizados para a prática de pequenas ações do dia-a-dia, através de exemplos práticos, de modo a reduzir o consumo do plástico, pela voz do Dr. Manuel Biscoito (Chefe de Divisão da CMF).
Uma jornalista da RTPMadeira questionou uma das professoras da componente técnica do curso e um aluno, cujo registo se encontra no seguinte link:
https://madeira.rtp.pt/sociedade/arditi-estuda-criacao-de-uma-academia-na-area-dos-oceanos-video/
No dia 19 de março os alunos participaram na atividade teórico-prática: “Microplásticos: tecnologia e consumo”, promovida pelo professor João Baptista (ARDITI).
Foi feito o debate da problemática dos microplásticos e apresentadas propostas de resolução do problema. Os alunos tomaram consciência da importância da participação ativa de cada um de nós para mitigar os impactos negativos na natureza e no ambiente. Concluíram então que, mudar comportamentos, ser voluntário e participar na ciência cidadã são caminhos a seguir.
Em todas estas ações ficou evidente que o lixo marinho constitui uma ameaça para estas e outras espécies marinhas, uma vez que os resíduos são confundidos como alimentos.
Foram debatidas estratégias de resolução do problema e entre as quais surgiu a disponibilidade em participar em campanha de limpezas de praia.
Fase 2 – Brigada #AMARoMAR em Ação
Os professores da componente técnica estabeleceram uma parceria com a Direção Regional de Ambiente e Ação Climática (DRAAC), através da Dra. Sofia Silva, no sentido de participarem com os seus alunos na 1ª Campanha de recolha de resíduos nas praias, de 2024, integrada na Estratégia MaRaM - Poluição Zero no Mar da RAM, que decorreu na Praia Formosa, no Funchal no dia 21 de março de 2024, de manhã. Toda a logística ficou a cargo da DRAAC, que forneceu as t-shirts, as luvas, os sacos e as pinças. A ficha de campo, de acordo com a metodologia OSPAR, foi a ficha da Brigada AMARoMAR.
Vídeo da 1ª Campanha de limpeza de Praia da Estratégia MaRaM (Praia Formosa), 2024: https://qrco.de/bf3g2R
https://www.youtube.com/watch?v=td3lUkpIRw0&t=408s
A campanha foi divulgada nas páginas do Facebook da escola e eco-escolas
Reels:
https://www.facebook.com/reel/1234777514573648
https://www.facebook.com/reel/928849709208176
https://www.facebook.com/reel/971468087723227
https://www.facebook.com/reel/1157587201946610
https://www.facebook.com/reel/467575505649941
https://www.facebook.com/reel/1633377380739716
https://www.facebook.com/reel/974972660591736
https://www.facebook.com/reel/970905708083205
Fase 3 – Alerta Brigada #AMARoMAR
É a fase da análise e tratamento dos dados e respetiva divulgação.
A Praia Formosa situa-se na zona oeste do centro do Funchal, na freguesia de São Martinho. É a maior praia pública da Madeira. A Praia Formosa – que é, na verdade, um complexo constituído por quatro praias -, fica a apenas 10 minutos de carro do centro da cidade, onde e localiza a escola, e é um dos espaços balneares mais concorridos de toda a região.
Numa combinação de calhau rolado e areia preta, a sua área estende-se por 2 quilómetros, atraindo diariamente centenas de banhistas, entre residentes e turistas.
A área atuada da praia de calhau tem 247,26 m de comprimento e 49,37 m de largura.
Na primeira limpeza, participaram 24 pessoas (professores e alunos do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6, da turma CEF 61) e a duração da ação foi de 120 minutos.
Resultados da limpeza
Foram recolhidos 17,95 kg de lixo, destacando-se as beatas e filtros de cigarro como o resíduo que apresentou o maior número de itens recolhidos (291), seguido de papel/toalhetes e madeiras pintadas. O volume total de lixo recolhido foi de 300L. Foram recolhidos 601 objetos, tendo pelo menos 1 de cada tipo de item das diversas tipologias de resíduos da grelha de registo, excetuando-se a categoria dos artigos de pesca.
Toda a informação do projeto foi comunicada através de um Mural/Exposição, constituído por 1 vitrina (dimensão aproximada de 2 m2), localizada no 4º piso da escola, num corredor de passagem de alunos e professores.
Na vitrina ficou descrita a campanha de limpeza, acompanhada do mapas da área atuada da praia, fotos da atividade e dos intervenientes, tabelas de resultados, assim como, o QRCode do registo em vídeo da atividade.
Previamente os alunos apresentaram o esboço do mural, utilizando o programa Publisher. Foi feita a seleção das imagens e escolha do material, apelando-se sempre à reutilização.
Todos os participantes das campanhas de limpeza receberam os dados recolhidos no local e responderam ao questionário de avaliação (conhecimento/comportamento), disponibilizado pelo programa Eco-Escolas
(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8ZXbHoM0GO-4mi03x5eyCojjBvvE3-QMZTtF5ODcB7AtwlQ/viewform)
As alunas responsáveis pela montagem da exposição divulgaram o projeto AMARoMAR no 3º conselho de Eco-Escolas, que decorreu em 22 de maio, onde estavam representados membros da Comunidade Educativa.
Quilómetros percorridos (km):
87721,5
Peso recolhido (kg):
17,95