Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
No dia 4 de maio de 2024, a comunidade da ESTeSL e do ISCAL participou na iniciativa "Amar o Mar", organizada pelo grupo Eco Escolas. A ação consistiu na limpeza da Praia de Algés, situada no concelho de Oeiras, onde foram removidos diversos resíduos.
A atividade foi divulgada para toda a comunidade escolar através de publicações na página da ESTeSL, nas redes sociais, como no Facebook e Instagram, além de partilhas em grupos Whatsapp e via email.
De seguida, vários estudantes, docentes, não docentes, amigos e familiares se voluntariaram para participar na atividade. Durante a iniciativa, todos os envolvidos demonstraram um grande empenho na recolha dos resíduos encontrados na praia. Além disso, demonstraram interesse em compreender as causas da acumulação de lixo e em encontrar maneiras de contribuir para a solução deste problema.
Antes da recolha de resíduos, os participantes assistiram a uma breve palestra realizada por um elemento da ABAAE, utilizando materiais didáticos. Esta palestra teve como propósito identificar os objetos que normalmente são encontrados nas praias, conhecidos como "suspeitos do costume". Também foram explicadas a importância da adoção de hábitos mais sustentáveis e a relevância de iniciativas como esta para a promoção da consciência ambiental.
Os participantes iniciaram a recolha dos resíduos, devidamente equipados com pinças, luvas e sacos disponibilizados no kit de limpeza de praia. Ao longo da atividade, foram registados os tipos de resíduos recolhidos.
Através deste projeto, os participantes adquiriram uma compreensão mais ampla da significativa problemática que representa a gestão inadequada de resíduos desde a sua origem. Estes resíduos, quando descartados incorretamente, são levados pelos rios e ribeiras até aos oceanos. Portanto, o contato direto com esse problema gerou uma maior conscientização em todos os envolvidos, promovendo a adoção de comportamentos e hábitos mais sustentáveis.
O mar começa em cada um de nós, em cada umas das nossas ações.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):