Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)
Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:
Fotografias da Exposição:
Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:
https://www.instagram.com/reel/C8Ur6fVt1Up/?igsh=MWIyOXRlODI0bWw3MA==
Memória descritiva de como decorreu o projeto:
Síntese descritiva “Brigada Amar o Mar”
Desde o momento que este projeto foi apresentado às duas turmas de 3º ano,
todos apresentaram bastante curiosidade em saber mais sobre esta temática.
O projeto desta Brigada, foi então dividido em 3 fases.
A primeira fase decorreu no 2º período, altura em que foi feita uma pesquisa sobre
as causas e consequências do excesso de lixo da praia, a sua origem e quais os
tipos de lixo que mais seriam usuais encontrar.
Esta fase foi desenvolvida em contexto de aula, com as turmas A e B deste
Jardim-Escola. Foram levantadas hipóteses, para que mais tarde pudessem ser
utilizadas como material para trabalhos interdisciplinares nas aulas.
A segunda fase, foi a ida à praia. Para a realização desta fase foi necessário
alterar a data previamente agendada, por motivos meteorológicos. No entanto, no
dia 12 de junho de 2024, conseguiu-se entrar em campo e cheios de energia
rumou-se à praia do Titan, em Matosinhos.
Lá chegados, foram organizados em equipas e cada uma ficou responsável por
uma área. Cada equipa tinha um elemento responsável pela recolha de vidros com
luvas apropriadas, outro responsável pelo saco e os restantes pelos diferentes
tipos de lixo. Ao som do professor, os responsáveis iam rodando em cada
grupo/brigada. A atividade na praia demorou cerca de 1hora.
A terceira fase, ocorreu na escola, onde foi pesado o lixo, separado e aproveitado
para realizar trabalho matemático de estatística e um trabalho artístico que se
encontra numa exposição que está a decorrer na escola, integrada na “Semana
Cultural”, e que tem como um dos objetivos alertar para a destruição ambiental que
o planeta está a sofrer.
Assim, por fim concluiu-se que é necessário criar mais locais para colocação do
lixo, distribuídos sobretudo em areais que tenham grande extensão, pois
verificamos que existe uma grande propensão em deixar, tudo que seja de
tamanho reduzido, enterrado no areal. Foi uma atividade que tornou os nossos
alunos mais alertas para este problema, e que foi muito positiva a todos os níveis
da construção do saber.
Quilómetros percorridos (km):
0,6
Peso recolhido (kg):
7