Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Centro Escolar de Areia-Árvore (Vila do Conde)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

https://www.facebook.com/reel/812752437382891

https://www.facebook.com/reel/1474548346485346

https://www.facebook.com/reel/448329261116697

https://www.facebook.com/reel/397738619912596

https://www.facebook.com/reel/756277020002281

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto Brigada #AMARoMAR teve início com a perceção por parte dos alunos de que a poluição marinha é um problema cada vez mais atual e presente, até pela localização do nosso Centro Escolar, a escassos metros da praia.
Assim, os alunos foram alertados e sensibilizados para as questões do lixo marinho, investigando e discutindo as causas e consequências desta problemática, em sala de aula, visualizando também, alguns vídeos sobre este tema.
Posteriormente, foi planeada a limpeza da Praia de Areia, que se encontra a certa de 800 metros da escola. Inicialmente, seria para contar com a participação de todos os alunos do Centro Escolar, numa mesma data. Contudo este plano foi reavaliado e adaptado por questões de logística e segurança, acabando por se realizar a limpeza com a participação os alunos do 1º ciclo, distribuídos por anos de escolaridade, em quatro dias de uma semana.
No último dia de limpeza as condicões climatéricas não foram favoráveis por causa da chuva, tendo sido realizada na semana seguinte.
Todos os participantes mostraram muito entusiasmo e empenho na tarefa. Os alunos formaram pequenos grupos, com um saco de recolha, para facilitar o processo. Começaram por recolher inicialmente apenas itens de plástico, havendo necessidade por vezes de remexer a areia para os encontrar, uma vez que o que era mais visível na praia eram paus e pedaços de madeira trazidos pelo mar. Seguidamente, foram recolhidos itens de outros materiais.
No final da semana, todo o lixo recolhido pelos alunos foi reunido, e procedeu-se pesagem e à separação dos resíduos recolhidos. Foram criadas várias equipas de alunos, acompanhadas sempre de um adulto para realizarem esta tarefa, que decorreu ao longo de vários dias.
No seguimento, realizou-se um estudo do tipo e quantidade de lixo que foi encontrado e preenchida a ficha de monitorização da Brigada #AMARoMAR.
Com estes dados foi possível idealizar e elaborar trabalhos para a exposição dos resultados obtidos. Os alunos desenharam uma praia “ideal”, sem lixo, mostrando aquilo que se vê à primeira vista quando chegamos ao areal, contrastando com outro desenho, semelhante, mas com o lixo que se encontrou na praia “aquilo que os olhos não vêem”, explicitando os resultados obtidos pela Brigada. Esta exposição foi colocada no placard de entrada da escola, por ser um local de maior visibilidade para toda a comunidade escolar.
Aproveitando a realização deste projeto e a adesão tão empenhada dos alunos, foi proposta a realização de um Workshop “Mar de Experiências”, com um artista plástico do nosso concelho, Bruno Costa, onde houve a oportunidade de todos os alunos, incluindo os do pré-escolar, dialogarem sobre a problemática do lixo marinho, tentando perceber a proveniência do lixo encontrado e os perigos que ele acarreta. Aperceberam-se ainda que é possível fazer arte com esse lixo, e puderam experimentar isso mesmo. Cada criança realizou um trabalho plástico, utilizando resíduos que foram encontrados na limpeza de praia. Daí resultaram belíssimos trabalhos que se encontram a decorar os vários placards, nos corredores do nosso Centro Escolar de Areia.
Todas as atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto foram divulgadas através do Facebook, quer da escola, quer da Associação de Pais (ApaisAreia), que colaborou em todas as fases do seu desenvolvimento e deu um apoio fundamental à sua organização e realização.

Quilómetros percorridos (km):
1

Peso recolhido (kg):
39