Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Mural

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
No dia 8 de maio, os alunos do 10.º ano da EPVL, dos Cursos Técnicos de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Apoio à Gestão e Ação Educativa, acompanhados pelos professores Adriana Bernardes, Lina Maria e Luís Francisco, e da Eng. Lídia e o Daniel do Centro de Interpretação Ambiental realizaram uma missão de recolha de resíduos na Praia Tocha, no âmbito do Projeto de Cidadania com foco na Educação Ambiental e no Desenvolvimento Sustentável.
Durante 90 minutos pela manhã, todos trabalharam juntos na recolha dos resíduos. Após o retorno à escola, os resíduos foram pesados, totalizando 23,8 kg de lixo, incluindo tampas de garrafas, tampas de sanitas e até mesmo uma tampa de bidon.
Da parte da manhã procedeu-se à recolha dos resíduos.
Da parte da tarde fez-se a pesagem dos sacos, separou-se os resíduos e preencheram a grelha de registo. Fizeram ainda o mural.
No mural resultante da recolha de resíduos, deparamo-nos com uma cena alarmante e triste: uma ilha de lixo que flutua no mar, um testemunho visual da poluição descontrolada que ataca os nossos oceanos. No centro, uma tartaruga marinha, uma criatura majestosa e vulnerável, está aprisionada em redes de pesca abandonadas, incapaz de se libertar da armadilha mortal que o homem deixou para trás. Além disso, a mesma tem o estômago cheio de plástico, que confundiu com comida. Ao seu redor, mais lixo que se acumula nas redes, uma visão deprimente que reflete a devastação causada pela atividade humana irresponsável. Esta imagem é um lembrete do impacto negativo que estamos a ter no nosso planeta e da urgência de agirmos para proteger e preservar os ecossistemas marinhos antes que seja tarde demais.

Quilómetros percorridos (km):
3.7