Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Vila Franca de Xira)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
Na escola os alunos foram motivados para a atividade, sempre com a preocupação da preservação dos oceanos. Assim, assistiram a uma ação de sensibilização, pela sociedade Ponto Vede, sobre o “Planeta Oceano”, em parceria coma empresa Jordan, responsável pela oferta, aos alunos, de escovas de dentes recicláveis. Posteriormente, contactou-se com a ONG Ocean Patrol e no âmbito do programa Escola Azul e da Brigada Amar o Mar do programa Ecoescolas, organizou-se / calendarizou-se a limpeza da praia do Baleal-Peniche. Seguidamente, solicitaram-se orçamentos e contratou-se uma empresa de transporte; solicitaram-se as devidas autorizações de saída, aos srs. pais/EE e à Direção do Agrupamento, enquadrando-se a atividade no PAA.
Após a atividade, que coincidiu com a época Natalícia, os alunos elaboraram um vídeo pedagógico sobre a temática da recolha de lixo marinho, publicado no you tube. Com este vídeo, um aluno concorreu ao concurso: “We, Children of the Ocean”, tendo obtido o primeiro lugar, vídeo que será exibido na exposição: “Nós, Filhos do Oceano”, durante a semana da Década do Oceano, em Barcelona, no Port Olimpic.
Não foi possível realizar uma exposição fotográfica sobre o tema, considerando-se fundamental, mais que evidente e suficientemente trabalhosa a realização da atividade, a realização e divulgação do vídeo pedagógico, exibido no youtube, divulgado nos circuitos internos da escola, na comunidade educativa e reconhecido e premiado num concurso internacional. Contudo, uma colega de línguas fez uma encenação/maquete temática sobre a importância da conservação dos oceanos.
No mês de maio, também no âmbito da Escola Azul e da Brigada Amar o Mar, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, ainda tivemos a oportunidade de fazer uma viagem no Barco varinho Liberdade pelo estuário do Tejo, de modo a valorizarmos a sua biodiversidade e a interiorizarmos a importância da sua conservação.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):