Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Secundária Garcia de Orta (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
A atividade de limpeza de praia foi precedida de uma sessão na Escola Secundária Garcia de Orta, realizada no dia 22 de fevereiro. Nesta sessão, dinamizada pela técnica da Câmara Municipal do Porto, foi efectuada uma sensibilização dos alunos para a problemática dos resíduos e do lixo nos oceanos. Os alunos demonstraram muito interesse pela temática explanada. Foi também preparada a actividade de limpeza.
A acção de limpeza de praia decorreu no dia 18 de abril, da parte da tarde, na praia do Castelo do Queijo, no Porto.
Durante a actividade de limpeza da praia, foram resgatados diversos objectos, a saber: o espaldar de uma cadeira de plástico , uma bengala de madeira, redes de pesca, bocados de esferovite, vidro, papéis, cartões , latas de refrigerantes, beatas, entre outros resíduos.
Um dos alunos iniciou um movimento espontâneo, no qual, inspirando-se nos objectos recolhidos, em particular na bengala encontrada na praia, aludindo ao cinema mudo. Para tal, os alunos realizaram uma pesquisa, a qual remeteu para a recriação do camarim do Charlot. Os alunos trabalharam, ao longo de várias sessões, na construção da instalação, sob orientação da Professora Graça Montenegro. De salientar a elevada autonomia, sentido de responsabilidade, interesse, empenho, espírito de liderança e compromisso demostrado pelo grupo de alunos que participou nesta atividade. Este grupo trabalhou de forma autónomo em momentos pós lectivos.
Do trabalho de equipa dos alunos resultou a instalação do “Camarim do Charlot”, colocada na entrada do pavilhão principal da escola, de modo a ser visualizada por toda a comunidade educativa. As fotografias deste trabalho foram divulgadas na página do Instagram do PNA (Plano Nacional das Artes). Este trabalho também vai ser divulgado na revista da Escola.

Quilómetros percorridos (km):
1,5