Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
A ação de limpeza de praia contou com a participação ativa de 35 alunos dos 2º e 3º ciclos, que fazem parte dos Clube Eco-Escolas, Clube Europeu ou que são Eco-delegados. Antes da ação, os alunos participaram, no primeiro período, em palestras/workshops sobre a importância da preservação do meio ambiente e os impactos do lixo marinho que decorreram na escola no âmbito do projeto Erasmus + “Desplastificar o Planeta", bem como ações de sensibilização ao longo do ano sobre a redução do plástico. Desta forma, personalidades como o Xico Gaivota e Ana Milhazes, do Lixo Zero, foram convidados a falar sobre a poluição e o impacto dos plásticos no nosso meio ambiente.
O desafio Brigada #AMAROMAR esteve inserido na comemoração do 4º Earth Day no âmbito do Projeto Erasmus+ “Deplastify the Planet”. Desta forma, alunos do Clube Eco-Escolas, do Clube Europeu e eco-delegados estiveram unidos para uma ação de limpeza na Praia dos Moinhos, em Alcochete.
Após a ação de limpeza, foi organizada uma exposição na escola para mostrar os resultados da atividade e sensibilizar ainda mais a comunidade escolar. O processo de construção da exposição envolveu:
- Recolha e Seleção de materiais: Os alunos recolheram diversos tipos de lixo da praia, como plásticos, vidros, metais e resíduos orgânicos. Estes materiais foram colocados em sacos de plástico transparentes, devidamente selados, por questões de higiene, e selecionados para a exposição;
- Reutilizaram-se dois expositores em cartão recolhidos de uma farmácia, e na aula de Educação Visual forraram-se os mesmos através da reutilização de papel de outros trabalhos antigos;
- Com os materiais recolhidos, os alunos montaram os expositores, colocando diversos resíduos recolhidos, com a identificação do respetivo tempo de degradação. Os expositores foram colocados junto a um globo e uma árvore já elaborados, a partir de papel/cartão, no início do ano letivo. Aproveitou-se uma rede de pesca recolhida para tapar o globo com a mesma ilustrando-se, desta forma, a problemática do lixo marinho e o seu impacto no planeta terra;
- A exposição foi montada no átrio principal da escola para ter maior visibilidade.
A comunicação da ação de limpeza e da exposição foi feita através de vários canais das redes sociais, por publicações no Facebook do Clube Europeu e do Eco-Escolas da nossa escola, mostrando vídeos e fotos das atividades.
A ação de limpeza de praia foi um grande sucesso, com impactos positivos tanto no ambiente quanto na comunidade escolar. As principais conclusões e avaliações foram:
- Houve um aumento significativo na conscientização dos alunos e da comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental;
- A ação contou com a colaboração dos alunos, professores e funcionários, demonstrando um esforço coletivo em prol do meio ambiente;
- Foram recolhidos 234,17 kg de lixo, contribuindo para a melhoria do ecossistema local;
- A exposição serviu como uma poderosa ferramenta educativa, sensibilizando ainda mais a comunidade para os problemas do lixo marinho;
- A ação de limpeza da praia e a subsequente exposição demonstraram a eficácia da educação ambiental prática e o impacto positivo de envolver os alunos em atividades de preservação do ambiente.
Os alunos revelaram-se extremamente motivados e empenhados para esta atividade.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):