A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Tema da Aula:
Aprender a identificar rochas e fósseis

Introdução:
A aula realizou-se no âmbito do Dia da Geodiversidade em parceria com a professora titular da turma ATG8 e a titular da turma ATG6 que assumiu o papel de “doutora BIG BANG “.
A atividade iniciou-se com a presentação do Powerpoint com alusão às diferentes eras geológicas, aos diferentes tipos de rochas do nosso concelho, à evolução dos seres vivos no planeta e aos fósseis de idade.
Posteriormente, foi explorado o tema do Prego Dourado em Peniche (localização e pertinência).
Foram observados e identificados diversos tipos de rochas e fósseis.
Por fim, foram realizadas cópias de fósseis (trilobitas, amonites e belemnites).

Ano de Escolaridade:

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Valorizar o património natural do meio envolvente;
- Relacionar os fatores abióticos com a sua influência nos ecossistemas, apresentando exemplos de - adaptações dos seres vivos a esses fatores;
- Identificar diferentes tipos de rochas;
- Identificar diversos fósseis (trilobitas, amonites e belemnites);
- Compreender diversas eras geológicas;
-Divulgar a geodiversidade do concelho à comunidade educativa;
-Desenvolver competências de comunicação.

Duração da aula:

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: