A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Tema da Aula:
Conhecer as minhocas

Introdução:
O projeto surgiu espontaneamente, quando uma criança encontrou uma minhoca no espaço exterior da escola e me deu a conhecer a sua descoberta. O grupo rapidamente foi contagiado, a curiosidade instalou-se e sendo do agrado de todos partimos para o desenvolvimento do mesmo. Em reunião registámos o que sabemos sobre as minhocas; o que queremos saber; como vamos saber e o que queremos fazer.

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Instigar nas crianças a curiosidade; a pesquisa; a observação e o registo.
- Desenvolver atitudes de manutenção e preservação do meio ambiente.
- Conhecer a minhoca e a sua importância para as plantas.
- Conhecer o seu habitat; morfologia interna/externa; os seus predadores.
- Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relações aos animais (respeito, proteção, valorização).
- Proporcionar a participação em atividades que envolvam histórias, pinturas/desenho, lengalengas, matemática, experiências, modelagem.

Duração da aula:
O projeto teve a duração de 2 semanas

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: