A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

Tema da Aula:
Roteiro Geológico em Santana - vulcanismo

Introdução:
A aula consistirá na realização de um roteiro geológico pelo centro da cidade de Santana, acompanhado de um guião, de forma a que os alunos identifiquem a aplicação dos recursos geológicos nas construções locais, para além de observarem estruturas geológicas e a geomorfologia de Santana, relacionando estes aspetos com os agentes de geodinâmica interna e externa que estiveram na sua origem. Pretende-se que esta atividade seja uma consolidação dos conteúdos abordados no âmbito da lecionação do tema Vulcanismo.

Ano de Escolaridade:
10.º ano

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos:
- Conhecer a geodiversidade e a paisagem da ilha da Madeira em articulação com os conteúdos programáticos;
- Relacionar a formação geológica da ilha da Madeira com a geomorfologia do meio envolvente.
- Reconhecer que a riqueza da geodiversidade origina uma multiplicidade de paisagens;
- Identificar as principais litologias aplicadas nas construções locais e relacioná-las com o tipo de erupção que lhes deu origem.
- Conhecer as diversas aplicações de recursos geológicos do arquipélago da Madeira na arquitetura, calçada madeirense,…;
- Compreender a importância dos recursos geológicos no arquipélago da Madeira.
Conhecimentos;
- Evolução geocronológica do arquipélago da Madeira
- Vulcanismo principal central e fissural
- Enquadramento geográfico da ilha da Madeira
- Características morfológicas da ilha da Madeira
- Características tectónicas da ilha da Madeira
- Características estratigráficas
- Atividade vulcânica – stromboliana, havaiana, surtesiana
- Produtos vulcânicos – tipos de piroclastos e de escoadas lávicas
- Geopaisagens da ilha da Madeira
- Aplicações dos recursos geológicos na cidade de Santana
- Cantaria mole e cantaria dura
- Calçada madeirense e calçada portuguesa
Competências
- Dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão oral e escrita, utilizando linguagem científica adequada.
- utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma.
- Pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando e analisando informação.
- Adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração
e usar diferentes meios para comunicar presencialmente.
- Consolidar e aprofundar as competências que já possuem, numa perspetiva de
aprendizagem ao longo da vida.
- Concretizar atividades com sentido de responsabilidade e autonomia.
- Adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos e nas suas relações com o ambiente e a sociedade.
- Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando
colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro
sustentável.

Duração da aula:

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: