RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este projeto teve como objetivo a elaboração de um cartaz para informar, motivar e identificar o local onde se encontra a Return Box, tendo o mesmo ficado afixado na reprografia da escola. Todos os elementos da escola foram informados da existência de uma caixa para recolha de marcadores usados e instrumentos de escrita (exceto lápis).
O desafio foi proposto à turma do 4ºD e o tema foi desenvolvido com todos os alunos em contexto de sala de aula. Por entre planos, pontos de convergência e divergência demos lugar ao conhecimento, às emoções, às partilhas, tal como delinear um caminho que cada aluno teve de percorrer individualmente e em grupo, pois cada aluno, numa fase inicial, desenhou o seu projeto dando lugar à criatividade.
À medida que o projeto avançava os alunos tomavam consciência dos pequenos gestos que fazem toda a diferença e compreenderam a importância da reciclagem destes resíduos.
Seguidamente projetámos o trabalho final através de um conjunto de desenhos e pintura.
Material utilizado:
- papel canson A2,
- lápis de cor,
- lápis pastel,
- lápis de cera,
- canetas de feltro,
- cola,
- tintas acrílicas (técnica de pintura com o garfo),
O fundo do cartaz foi pintado com várias cores numa alusão à Natureza e na Edding o verde faz parte da tradição.
Elaborámos as frases para o slogan individualmente e em grupo selecionámos as que mais apelavam para a importância de um planeta sustentável.
Este projeto promovido pela Edding desenvolveu a criatividade e sensibilizou os nossos alunos para as causas ambientais.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Cartaz junto à caixa Edding onde se encontra neste momento, na Reprografia da Escola.