RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Sendo um dos objetivos sensibilizar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais causados pelo consumo e desperdício de marcadores, promovendo a reflexão sobre práticas mais sustentáveis através da reciclagem, foram incluídos, no cartaz, diversos elementos que representam tanto o problema quanto a solução.
Os marcadores usados simbolizam o desperdício e a necessidade de encontrar formas sustentáveis de os reciclar. Para ilustrar as consequências negativas, foi utilizado um caixote do lixo com o planeta Terra no seu interior, demostrando a poluição. A Return Box é uma caixa personalizada para a recolha de marcadores usados, incentivando a reciclagem e o correto destino desses resíduos. Foi colocado também o símbolo da reciclagem, de forma a destacar a importância de reciclar e reutilizar materiais.
Para demonstrar os benefícios da reciclagem, incluímos um marcador novo, exemplificando como os marcadores usados podem ser reciclados e transformados em novos produtos. O símbolo do planeta Terra saudável representa o impacto positivo da reciclagem e das práticas ambientais conscientes, apontando para um futuro mais sustentável. Além disso, colocamos frases inspiradores e reflexivas sobre os impactos ambientais da compra, utilização e desperdício de produtos, incentivando a mudança de comportamento.
A investigação sobre o tema foi realizada através da visualização de vídeos, incluindo um vídeo de apresentação do desafio e um vídeo sobre a sustentabilidade na Edding. Também foram realizadas pesquisa na internet para recolher informações adicionais sobre a problemática dos resíduos plásticos, a importância da reciclagem e exemplos de boas práticas de sustentabilidade.
A atividade foi divulgada a todas as turmas da escola, permitindo que todos os alunos tivessem a oportunidade de participar.
Para garantir a máxima visibilidade e envolvimento da comunidade escolar, os cartazes foram colocados em todos os blocos da escola. Além disso, foi solicitado aos diretores de turma e professores de lecionam a disciplina de cidadania e desenvolvimento que divulgassem a atividade nas suas turmas, incentivando a participação ativa dos alunos.
A Return Box foi colocada no Bloco 1 da escola, um local de grande circulação, facilitando o acesso e incentivando a participação de toda a comunidade educativa na reciclagem dos marcadores. De todos os cartazes elaborados pelos alunos, os coordenadores Eco-escolas escolheram um para representar a escola.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: