RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O projeto iniciou-se no âmbito do projeto “Maratona dos Resíduos” que abrange todas as turmas da Escola E. B. António Dias Simões de Ovar. A turma do 5º G com 27 alunos aderiu ao projeto de forma empenhada ao longo do todo o ano tendo recolhido 2 garrafões de 5 litros de canetas e marcadores. O projeto foi apresentado numa aula de apoio ao estudo e teve apoio imediato dos alunos e da Diretora de Turma. Os alunos pesquisaram sobre o impacto no ambiente da não separação correta dos resíduos. Esta pesquisa permitiu envolver os alunos de forma mais eficaz em torno no projeto “Return Box”. O cartaz digital foi construído de forma colaborativa em várias aulas de apoio ao estudo e foi consensualizado o produto final. Foram escolhidos os elementos que fizeram parte do cartaz usando uma chuva de ideias. A harmonização dos elementos no cartaz foi feita como apoio da professora de Educação Visual da turma. Os alunos criaram um Qr codes para incluir no cartaz de forma que todos saibam onde está a “Return Box”. De forma a divulgar o cartaz no espaço escolar foram fotocopiados e colocados em pontos estratégicos, ou seja, nas entradas dos 4 pavilhões e no espaço eco escolas do polivalente.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: