RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Apresentação - O cartaz aqui apresentado foi desenvolvido por alunos do 2º ciclo de escolaridade, no Clube de Artes. A sua motivação para o desenvolvimento deste projeto, adveio do seu interesse pelas artes plásticas, pela sua sensibilização para a preservação do meio ambiente e por se tratar de um trabalho que representa a escola num concurso nacional.
Pesquisa – Com base num “brainstormimg”, os alunos foram referindo palavras e conceitos, a partir dos quais foi feita uma seleção. Com base nesta recolha, foi definida a ideia a explorar plasticamente. Seguidamente, os alunos visionaram um conjunto de imagens de cartazes alusivos a diferentes temas, que foram analisados a nível de organização do espaço, forma, relações de escala, letring, exploração cromática e técnicas.
Envolvimento dos alunos – O envolvimento dos alunos foi total e acompanhado de entusiasmo. Nas várias fases, o interesse foi notório e crescente, sobretudo, a partir do momento em que o trabalho começou a ganhar forma e foi possível visualizar de modo mais concreto, o que estava em esboço.
Foram desenvolvidos esboços de diferentes organizações do espaço/cartaz, tendo em conta os diferentes elementos a aí constarem. Os desenhos da base do cartaz foram realizados por uma aluna que desenvolveu vários desenhos a lápis de grafite, a partir dos quais, foi feita a seleção apresentada. As letras foram desenhadas sobre imagens de vegetação, impressas em papel de jornal, e recortadas à mão. Excepção para a indicação do local onde se encontra a Return Box, devido ao tamanho das letras. A escolha cromática teve como critério o contraste entre cores quentes e frias, e o destaque dos vários elementos a incluir no cartaz, com alternância de planos.
Divulgação – Foi efetuada a sensibilização para a reciclagem de marcadores, no projeto Eco-Escola e na disciplina de Educação Visual. Assim, na sala desta disciplina, foram colocados garrafões de água vazios para colocação dos marcadores e materiais riscadores similares. Quando a Return Box chegou à nossa escola, já um segundo garrafão estava quase cheio, o que revela a adesão dos alunos e professores.
Local – Aquando da sua recepção, a Return Box foi colocada no átrio da escola, junto de outros contentores de recolha de diferentes materiais.
A colocação do cartaz realizado pelos alunos, alusivo à Return Box, por cima da respectiva caixa, completa todo o processo.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: