RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos do 2º ano do curso de produção Metalomecânica desenvolveram uma iniciativa ambiental focada na reciclagem de marcadores usados. O objetivo principal desta atividade foi promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental entre os estudantes, incentivando a reciclagem de marcadores vazios ou antigos através da utilização da "Return Box".
A investigação sobre o tema começou com uma sessão informativa sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade, com foco nos marcadores e outros materiais de escrita. Os alunos foram divididos em grupos e realizaram pesquisas detalhadas sobre o impacto ambiental dos marcadores descartados, as práticas de reciclagem existentes e os benefícios de utilizar produtos feitos a partir de materiais reciclados e o seu processo de produção.
Os alunos exploraram várias fontes para compreender melhor os princípios da reciclagem e como estes podem ser aplicados no contexto escolar.
Para divulgar a "Return Box" na escola, os alunos organizaram uma campanha de sensibilização que incluiu a elaboração de um cartaz informativo e a apresentação do projeto noutras turmas. A campanha destacou a importância da reciclagem de marcadores e como cada aluno e cada professor poderia contribuir para um ambiente mais sustentável.
A "Return Box" foi colocada num local central e de fácil acesso para todos os alunos e professores: o piso principal de aulas da escola. Esta localização estratégica foi escolhida para garantir que todos pudessem participar ativamente na reciclagem dos marcadores usados.
A caixa foi colocada numa estrutura metálica, construída para o efeito pelo 2º ano do curso de Produção Metalomecânica, com informações sobre o processo de reciclagem, tornando-a não só funcional, mas também educativa.
Este projeto, além de promover a sustentabilidade, serviu como uma ferramenta educacional, sensibilizando os alunos para a importância da reciclagem e do cuidado com o ambiente. Através da "Return Box", a nossa escola deu um passo importante rumo a um futuro mais verde e consciente.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: