RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio de participar neste concurso foi colocado à turma 11ºC que decidiu realizar um cartaz em formato digital, uma vez que são alunos do curso Técnico Profissional de Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade e durante o curso têm disciplinas relacionadas com a Imagem e com a produção destas mesmas.
Após a leitura do regulamento os alunos procuraram saber mais informações sobre o que acontece na escola aos marcadores em fim de vida e perceberam que estes não eram reciclados. Procuraram ainda informação sobre a reciclagem de plástico em Portugal, assim como, sobre o facto de o plástico ser um dos principais problemas que impactam o ambiente. Também realizaram pesquisa, através de inquérito oral às restantes turmas da escola, sobre a sua perceção do que acontecia aos marcadores usados e de que forma poderiam evitar o desperdício destes mesmos.
Após o trabalho de pesquisa a turma foi dividida em grupos de dois alunos que realizaram cartazes, os quais foram depois a votação na turma e a escolha recaiu sobre o cartaz digital que enviamos.
Do ponto de vista dos alunos, o cartaz remete automaticamente para o meio ambiente e para a natureza através das imagens de folhas de árvore. O uso de uma folha de papel relaciona-se com o estarmos em ambiente escolar e ser mais relacionável com os alunos e professores, assim como o facto da folha de papel ter um fundo branco permite uma melhor leitura do cartaz. Optou-se pelo slogan “Pensamentos que mudam o planeta” de forma a inspirar todos a pensarem mais sobre a forma como as ações de cada um afetam o nosso planeta e como podemos cuidar melhor deste.
O cartaz tem ainda a indicação do local onde se encontra a Return Box, assim como indica claramente o seu propósito, sendo um cartaz informativo.
Optou-se por colocar a caixa Return Box na secretaria da escola, pois é um local de fácil acesso e onde todos os elementos da comunidade vão, desde alunos, a professores e funcionários, sendo que a divulgação foi feita de duas formas: email enviado a toda a comunidades escolar a informar sobre a campanha de recolha de marcadores e através da afixação do cartaz em lugares estratégicos da escola: secretaria, biblioteca, bar, cantina escolar e átrio da escola.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: