RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Conservatório de Música do Porto (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Sou preocupado com as questões ambientais desde sempre e a reciclagem é um assunto que muito me interessa. Quando me foi apresentado o projeto da Return Box da Edding no Conselho Eco Escolas, do Conservatório de Música do Porto, pensei: “Ora aí está uma ideia nova, que pode fazer correr muita tinta!”, já que a reciclagem de marcadores seria, à partida, uma prática fácil de implementar numa escola e que contribuiria para a promoção de um ambiente mais sustentável.
Ao pesquisar sobre o assunto, descobri que a utilização de canetas e marcadores recarregáveis evita a produção de resíduos plásticos provenientes das tradicionais canetas e marcadores descartáveis. Por outro lado, ao reutilizar e reciclar as canetas e marcadores estamos a contribuir para a redução do consumo de recursos naturais, diminuição da produção de lixo e consequente preservação do meio ambiente. Estas práticas também auxiliam na economia de energia e água, na redução da emissão de gases de efeito estufa e na promoção de uma cultura de consumo mais consciente.
Resolvi, então, dar o meu contributo e aliar-me a esta tão nobre causa. Para isso construi um cartaz para afixar na escola. Sou da opinião que é de extrema importância incentivarmos a reutilização de materiais e a reciclagem no nosso dia a dia, tanto em casa como na escola, de forma a preservar o planeta e edificar um futuro mais sustentável tanto para nós como para as gerações futuras.
“Dê uma nova vida às suas canetas Edding!”, foi o mote em torno de todo um processo criativo que me levou à consecução do cartaz apresentado no Conselho Eco Escolas, do Conservatório de Música do Porto, que é a escola que frequento e me faz muito feliz!
Depois foi só seguir as instruções fornecidas no site da Edding, escolher o programa informático em que me sentia mais à vontade para trabalhar (GIMP) e pensar em num design apelativo, que englobasse Ideias engraçadas para ajudar a transmitir a mensagem de que "Reduzir, Reciclar e Reutilizar” é a chave para o mundo transformar!
O local escolhido para colocar o cartaz foi na área de alunos(foto em anexo).

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Edding Poster