RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Mouzinho da Silveira (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio Edding 2023-24, “Return Box”, foi apresentado aos alunos da turma D do oitavo ano de escolaridade numa aula de Ciências Naturais, no âmbito do estudo da temática “Gestão dos resíduos”.
Este ano letivo, com a colocação de quadros brancos nas salas de aula da nossa escola, agravou-se o consumo de mais um resíduo, os marcadores que depois de recarregados diversas vezes, seguiriam para o lixo comum. Esta situação foi um bom ponto de partida, um verdadeiro alerta para os alunos demonstrarem-se logo disponível e entusiasmados para ajudar no “combate” a este problema ambiental na nossa escola. Mas de que forma? Foi-lhes então apresentado o desafio Edding 2023-24, “Return Box”.
Iniciou-se o trabalho com uma análise cuidada dos objetivos do desafio, dos prazos a cumprir e dos aspetos a integrar no cartaz. Posteriormente, os discentes realizaram uma pesquisa sobre o tema, usando os seus dispositivos pessoais e através desta foram surgindo ideias e mais ideias. Com a chegada a um consenso deu-se início ao trabalho, tendo os alunos realizado diversos desenhos a incluir no cartaz, tais como: símbolo da reciclagem, grupo de meninos, marcadores edding, planeta feliz, planeta triste, entre outros. Com o resultado obtido, decidiu-se digitalizar e incluir no cartaz, apenas, os marcadores edding e um dos grupos de meninos desenhados e coloridos.
Os materiais utilizados foram: folhas de papel branca, lápis de grafite, borracha, marcadores ou lápis de cor, telemóvel, internet e computador.
Discutidas as frases a incluir e o título “Missão: reciclar!”, o cartaz foi concretizado digitalmente com a preciosa ajuda da ferramenta Canva.
A “return box”, bem como o cartaz elaborado foram colocados junto ao PBX, um local de passagem que garantidamente despertou a curiosidade de todos. Esta recolha foi também divulgada no Conselho Eco-escolas, onde todos foram convidados e incentivados a participar nesta nossa missão, entregando os seus marcadores e as suas canetas em final de vida.
Desta forma, os alunos da turma desenvolveram conhecimentos na área da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, estimularam a sua criatividade, trabalharam colaborativamente e ajudaram a nossa escola a ser ainda mais sustentável.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: