RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
CARTAZ RETURN BOX - memória descritiva
O desafio Return Box foi lançado à turma do 6º ano, na disciplina de CEA (Complemento de Educação Artística) que funciona em coadjuvância de artes com ciências. Numa primeira fase foram apresentados o enquadramento do do concurso Eco-Escolas, Return Box - desafio Edding, bem como os objetivos e conceitos base para a criação de um cartaz.
METODOLOGIA PROJETUAL
No momento posterior, os alunos puderam fazer o trabalho de forma individual ou em grupo e foi aplicada a seguinte metodologia projetual, tendo em vista a criação de um cartaz para o concurso: a) Noções básicas da construção de um cartaz, linguagem visual composição gráfica; teoria da linguagem das cores e tipografia. b) Pesquisa e recolha de informação sobre a reciclagem, vantagens e processos. c) Pesquisa de vários elementos de referência para ilustração de uma ideia-conceito.
O trabalho anterior serviu de suporte à ao momento criativo, isto é, criação de um esboço inicial que iria dar corpo ao cartaz. A partir das ideias dos alunos e, discussão sobre eficácia das imagens e estrutura do cartaz, procedeu-se à digitalização dos desenhos e deu-se início à construção do cartaz em formato digital - facilitando o processo de criação e composição gráfica - escolha das cores e tipografia que melhor se enquadrava no conceito apresentado. Após finalizado este processo, concluiu-se o cartaz com arte final, dando a conhecer aos alunos todas as etapas de um processo metodológico em contexto real: desde a ideia inicial até ao produto final da criação de um cartaz.
Deste trabalho, resultaram nove propostas de cartazes que foram apresentados à comunidade educativa, para escolha através de votação via Forms e que está aqui a representar a Escola EB 2,3 E Secundária de Santo António.
CONCEITO DO CARTAZ
O cartaz apresentado a concurso partiu dos seguintes conceitos:
A ideia do espaço dá uma amplitude universal e a noção da escala do nosso planeta em relação ao universo e da necessidade em o proteger. Esta proteção é protagonizada pelas as “naves” em forma das canetas Edding. Aqui, para além do conceito de proteção do planeta através da reciclagem, também tem um conceito de “brincar”, construção de brinquedos a partir das canetas/marcadores; uma outra valência que as canetas podem ter e de estímulo criativo. Já a indicação da localização onde se encontra a caixa da “Return Box” para depósito das canetas, foi colocado no cartaz como se fosse a “lua” em relação à terra. Em suma, o cartaz reflete o carácter lúdico e a capacidade de imaginar histórias onde as canetas Edding ganham especial realce na reciclagem e proteção do nosso planeta.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: