RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Primeiramente, a atividade ”Recolha de canetas na EBSA” foi divulgada aos diretores de turma, por email, que a transmitiram posteriormente aos alunos. Foi colocado, pela equipa Eco escolas, com a colaboração das assistentes operacionais, um garrafão em cada sala de aula para recolha das canetas, esferográficas, tubos de cola, etc. Este procedimento foi feito, uma vez que uma Return Box não teria capacidade suficiente para uma escola tão grande como a nossa.
Após receção da Return Box foi dado a conhecer o seu local à comunidade. A referida caixa foi colocada na sala de professores e o cartaz enviado pela Edding. A equipa Eco escolas deu a conhecer o desafio a um dos professores de TIC do nono ano, turma G, que de acordo com os conteúdos da disciplina ,deu seguimento à realização da atividade. Após uma reflexão na aula sobre o impacto ambiental produzido pela compra, utilização e desperdício de produtos, nomeadamente canetas , os alunos da turma foram sensibilizados para a importância da recolha de canetas usadas, evitando o seu desperdício. Foi-lhes proposto que elaborassem um cartaz digital com alguma criatividade, promovendo na comunidade escolar comportamentos de reflexão e ação sobre o desperdício de canetas usadas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e dando conhecimento da existência de uma caixa para reciclagem de marcadores usados, em fim de vida e consequente encaminhamento dos produtos recolhidos. A turma acolheu a ideia com entusiasmo e procedeu, individualmente, à realização de um cartaz, de acordo com a dinâmica da aula de TIC. Os cartazes foram enviados ao professor que de acordo com o regulamento, previamente dado a conhecer aos alunos, selecionou os cartazes que obedeciam aos requisitos estabelecidos. Procedeu-se então a uma votação na turma, tendo sido unânime a escolha do cartaz a concurso.
O cartaz foi afixado no placard Eco Escolas/Clube de Ciência Viva no átrio principal da escola, estando visível a toda a comunidade.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: