RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “Return Box” foi realizado pelos alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo e as professoras responsáveis foram a professora Diana Sousa, Mónica Soares e Joana Andrade. O cartaz foi realizado durante dois dias. Um dia foi dedicado à pesquisa e à elaboração do esboço do cartaz e outro foi dedicado à execução do mesmo. A recolha das canetas foi realizada até ao final do mês de abril.
A apresentação deste projeto começou pela visualização do vídeo sobre a iniciativa “Return Box”. Depois desta primeira abordagem os alunos tiraram dúvidas sobre os vários passos do projeto. Seguiu-se uma troca de ideias sobre a contribuição das nossas pequenas ações quotidianas, (como uma simples recolha de canetas) para a manutenção de um planeta saudável e sustentável. A visualização do segundo vídeo sobre a Edding serviu de mote para uma pesquisa orientada sobre a reciclagem de canetas, marcadores recarregáveis e sustentabilidade. As professoras escreveram alguns termos no quadro e pediram aos alunos para pesquisarem sobre o seu significado. Depois da pesquisa os alunos tentaram esclarecer, pelas suas próprias palavras, o que estes querem dizer.
Seguidamente, procedeu-se à elaboração do cartaz. As professoras responsáveis deram as instruções para a execução do trabalho, entregaram o material necessário e dividiram os alunos em grupos mistos (3º/4ºano) com quatro ou cinco elementos. Cada grupo decidiu a mensagem explicativa da “Return Box” e o respetivo título ou slogan. Antes de passarem as suas ideias para o papel, os alunos comunicaram as suas ideias às professoras que, por sua vez, orientaram e ajudaram a concretizar as mesmas. Em conjunto decidiu-se que o melhor local para afixar o cartaz seria a entrada da escola, no edifício principal, visto ser o local principal de passagem de toda a comunidade escolar, professores, alunos e encarregados de educação. Depois de todos os trabalhos concluídos, as professoras escolheram alguns trabalhos e procedeu-se a uma votação para a escolha do cartaz mais criativo e apelativo.
Depois desta fase, afixou-se o cartaz no local combinado e colocou-se a caixa enviada pela Edding para a recolha de canetas ao lado do mesmo. Os alunos revelaram muito entusiasmo pelo desafio, quer na execução do cartaz, quer na recolha das canetas. Nos primeiros dias a caixa fornecida ficou logo cheia e foi necessário pedir mais caixas, tal foi o entusiamo pela recolha das mesmas. Até chegarem mais caixas, foi necessário criar mais recipientes de recolha dado o elevado envolvimento dos alunos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: