RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio foi lançado aos alunos da turma B do quinto ano de escolaridade no âmbito das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, uma vez que a docente responsável por esta área disciplinar, professora Ana Beatriz, também, docente de Ciências Naturais, tinha proposto aos alunos desenvolverem competências no domínio de uma ferramenta digital de edição de imagens e texto - "Canvas". Um dos temas incluído na planificação inicial prendia-se com o Desenvolvimento Sustentável, razão pela qual a turma foi contemplada. Os alunos fizeram uma pesquisa inicial sobre o assunto em questão, em relação ao qual não estavam muito esclarecidos, viram os vídeos disponibilizados na plataforma Eco-Escolas e lançaram mãos à obra, sob a orientação da docente Ana Beatriz. Um dos trabalhos acabou por ser escolhido para representar a turma e a Escola neste desafio, trabalho que foi aprimorado com o contributo de todos e adequado ao conteúdo do regulamento do desafio em questão, para poder ser submetido a concurso. A nossa Escola já não utiliza giz e os alunos têm a noção clara de que os marcadores que utilizamos nos quadros brancos têm um período útil de vida, findo o qual, devem ser depositados na "Return Box" para serem encaminhados para o local correto. Há um compromisso dos alunos no que diz respeito à divulgação deste desafio junto dos colegas da Escola. Foi, também, construído um contentor maior, para o mesmo efeito, pois verificámos que a "Return Box" é pequena para tanta "generosidade".
O cartaz está colocado no hall de entrada, junto ao Ecoponto (Ilha Ecológica), num local visível. O desafio fez parte das oportunidades educativas dos Global Action Days deste ano, nomeadamente, na área da Economia Circular.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: