RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
O “DESAFIO EDDING 2023-24”, foi lançado às turmas do CCH de Artes Visuais.
Inicialmente foi feita a sensibilização ao conceito do projeto, que consiste na reutilização de um marcador vazio permitindo que o mesmo seja recarregável até 15 vezes, prolongando assim a sua vida útil.
Este projeto visa promover a sustentabilidade e a reutilização de recursos, no alinhamento da consciência ecológica e da responsabilidade ambiental.
DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Foi feita uma pesquisa detalhada do conceito e produtos no site da EDDING, com maior foco nos produtos reutilizáveis e recarregáveis. Ao descobrimos que os marcadores reutilizáveis e recarregáveis podem ter uma vida útil até 15 vezes percebemos o impacto que a atitude de cada um de nós pode ter na redução do desperdício e por sua vez no impacto ambiental.
A turma desenvolveu um projeto de Design Gráfico onde refletiram a identidade e o conceito da EDDING.
A turma selecionou o cartaz que reflete de forma mais clara e atrativa as informações sobre a importância da reciclagem e da sua reutilização e assim estimulando a consciência ambiental.
O cartaz escolhido tem uma personagem (que tem as cores da marca Edding) está num mar de canetas que representa alunos e professores e as canetas velhas e sem tinta, e nesse mar ela encontra a “return box”. A personagem fica encantada por ter um lugar onde pode colocar as canetas e saber que com a sua atitude ajudará o planeta. As cores do cartaz são estratégicas para despertar a curiosidade do público. A representação dos materiais está ligada à reciclagem, como exemplo temos a representação do cartão.
Os alunos ficaram felizes por participarem num desafia lançado pela marca EDDING que se preocupa com o planeta. O bem estar do nosso planeta e o aquecimento global das nossas e das próximas gerações.
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Os alunos envolveram-se de forma bastante positiva sensibilizados pelo conceito ecológico e a importância da consciência ambiental.
Associado aos conteúdos da disciplina de Desenho A, desenvolveu-se um cartaz digital
FORMA DA DIVULGAÇÃO/LUGAR ONDE SE ENCONTRA A RETURN BOX
Para garantir que a mensagem alcançasse o maior número da comunidade escolar, afixamos cartazes nas áreas de circulação, como entrada do bloco principal, na biblioteca escolar, junto ao bar e refeitório. Fizeram-se sensibilizações junto aos delegados de turma/diretores de turma e usamos as redes sociais para chegar ao maior número de pessoas.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Foto da Return Box e do cartaz, à entrada do bloco A