RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Projeto: Painel Informativo sobre a Caixa de Recolha de Marcadores Usados
1. Introdução
Este documento descreve a conceção e implementação de um painel informativo destinado a informar toda a comunidade escolar sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados. Este projeto tem como objetivo promover a reciclagem e a sustentabilidade dentro do ambiente escolar, incentivando alunos, professores e funcionários a descartarem adequadamente os seus marcadores de forma ecológica.
2. Localização
O painel será afixado numa área de grande visibilidade na escola, nomeadamente no átrio principal, perto da entrada, onde todos os membros da comunidade escolar podem vê-lo ao entrarem ou saírem do edifício.
3. Descrição do Painel
O painel terá as seguintes características:
• Dimensões: Folha A2.
• Material: Painel em papel colado num material reciclável, resistente às condições internas da escola.
• Cor de Fundo: Verde claro, para associar à temática de reciclagem e sustentabilidade.
• Texto Principal: "Reciclagem de Marcadores Usados"
• Fonte: Arial, tamanho 36, negrito.
• Cor: Branco.
4. Conteúdo Informativo
O painel incluirá as seguintes informações:
1. Título: "Reciclagem de Marcadores Usados"
• Destacar a importância da reciclagem e o impacto positivo no ambiente.
2. Descrição da Caixa de Recolha:
• Texto explicativo sobre a função da caixa de recolha: "Este é um ponto de recolha de marcadores usados. Deposite aqui os seus marcadores secos ou inutilizáveis para que possam ser reciclados adequadamente."
3. Localização da Caixa:
• Informação sobre onde encontrar a caixa: "A caixa de recolha está localizada na biblioteca escolar, ao lado da área de leitura."
4. Benefícios da Reciclagem:
• Listar os benefícios de reciclar marcadores: "Ao reciclar os seus marcadores usados, está a ajudar a reduzir o desperdício e a proteger o ambiente. Cada pequeno gesto conta!"
5. Instruções de Uso:
• Como utilizar a caixa de recolha: "1. Certifique-se de que o marcador está seco ou inutilizável.
2. Coloque o marcador na abertura superior da caixa.
3. Garanta que a tampa da caixa está fechada após o uso."
6. Imagens e Gráficos:
• Incluir imagens de marcadores e da caixa de recolha para facilitar a identificação.
• Utilizar gráficos simples e coloridos para tornar a informação mais apelativa e compreensível.
5. Responsáveis pelo Projeto
O projeto será coordenador pelo Conselho Eco-Escolas, com a colaboração dos alunos do 4. ano.
6. Metodologia de Implementação
1. Planeamento:
• Reunião inicial para definir objetivos e cronograma.
2. Design e Produção:
• Criação do design gráfico do painel, usando a ferramenta digital canva.
• Impressão do painel em material adequado.
3. Instalação:
• Fixação do painel na área designada.
• Verificação da visibilidade e legibilidade do painel.
4. Divulgação:
• Comunicação à comunidade escolar sobre a nova iniciativa através de avisos em sala de aula, e-mails e redes sociais da escola.
7. Avaliação
Após a implementação, será feita uma avaliação periódica para verificar a utilização da caixa de recolha e o impacto da iniciativa na consciencialização ambiental da comunidade escolar.
8. Conclusão
A implementação deste painel informativo é um passo importante na promoção de práticas sustentáveis na escola. Através desta ação, espera-se aumentar a participação da comunidade escolar na reciclagem de marcadores, contribuindo para um ambiente mais limpo e consciente.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: