RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Desafio “edding – Return Box”
(Breve memória descritiva explicativa da forma como foi realizado o trabalho)
Na disciplina de Apoio ao Estudo, os alunos das turmas 5º A e 6ª A da Escola José Régio, com as professoras Rosário Narciso, Helena Picado e Catarina Matos foram desafiados a pesquisar sobre o uso dado aos marcadores e canetas que se iam gastando na escola. Concluíram que as mesmas eram colocadas no contentor amarelo ou no lixo normal. Deu-se a conhecer que havia um desafio Eco-Escolas que propunha que as mesmas fossem separadas e devolvidas para possível reutilização e houve unanimidade na decisão de aceitar o desafio e passar a separar os marcadores e canetas na escola.
Passou-se então à fase de planeamento, tendo sido decidido colocar a caixa do desafio “edding – return box”, junto à sala de professores, para que todos os docentes e assistentes operacionais pudessem recolher as canetas usadas nos quadros brancos das salas de aulas e colocar uma outra caixa no 1º andar, onde os alunos pudessem colocar as canetas e marcadores em fim de vida. Para tal, foi criado um cartaz no CANVA que foi afixado pela escola e outros cartazes manuscritos a incitar à recolha e reutilização dos materiais referidos.
Os alunos do 6º A foram a todas as salas com a caixa divulgar a recolha que passaria a ser feita, para que todos pudessem passar a separar as canetas e os marcadores.
Toda a comunidade escolar recebeu bem a proposta dos alunos e todos os dias novos marcadores e canetas são colocados nas caixas disponibilizadas para o efeito.
Portalegre, 14 de maio de 2024
Alunos: turmas 5º a e 6º A da Escola Básica José Régio
Professoras responsáveis: Rosário Narciso, Helena Picado e Catarina Matos
Coordenadora Eco-Escolas: Rosário Narciso