RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Jardim de Infância de Baguim do Monte (Gondomar)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Uma das educadoras deste JI esteve presente no encontro eco escolas em Arganil, para receber o certificado de qualidade e trouxe várias surpresas (ofertas do diferentes stands) entre os quias um panfleto alusivo à reciclagem das canetas. Este era um problema que já nos afligia e até guardávamos, numa caixa acrílica, as canetas em fim de vida para fazermos tinta de álcool.
Perante a possibilidade da reciclagem das canetas as crianças aderiram à ideia da Return box e inscrevemos o JI na atividade e solicitamos a caixa.
Esta ideia foi divulgada às famílias que logo começaram a enviar todo o tipo de canetas.
Quando a caixa chegou pensamos logo como elaborar o cartaz que esta atividade exigia e que os grupos consideravam tão importante.
Assim, ficou decidido que o cartaz e a Return box ocupariam lugar de destaque junto aos restantes coletores de outros materiais, como pilhas e escovas de dentes.
Em conjunto pensamos o que era necessário colocar no cartaz e pensamos numa frase emblemática.
Das muitas fotos que tínhamos escolhemos as mais elucidativas, com alguma dificuldade, pois queríamos colocar mais, mas regras são regras e a atividade só permitia um reduzido número de fotos.
À semelhança da elaboração do nosso panfleto de divulgação do projeto lúdico de sala optou-se por passar todas as escolhas para um cartaz realizado no CANVA e assim nasceu o nosso cartaz que está na entrada do JI, para que todos possam vê-lo e continuarem a trazer canetas para nossa caixa.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Este é o nosso espaço dedicado aos diferentes materiais recicláveis e reutilizáveis.