RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Centro Escolar de Areia-Árvore (Vila do Conde)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio RETURN BOX foi apresentado às turmas do 1º ciclo e prontamente foi aceite.
Os alunos já se encontravam familiarizados e sensibilizados para a separação e reciclagem dos diferentes materiais, por isso, logo reconheceram a importância da possibilidade de separar os marcadores e canetas usadas para poderem também ser reciclados, uma vez que não existe um local específico no ecoponto para este material.
Neste âmbito, os alunos visualizaram o vídeo de apresentação do desafio e sobre a sustentabilidade Edding, e logo mostraram entusiasmo e empenho na recolha dos marcadores velhos e gastos, quer os da sala de aula, quer os que íam encontrando por casa.
Posteriormente, começamos a delinear ideias para a realização do cartaz. Foi elaborado um cartaz por cada ano de escolaridade, de forma a que todas as turmas se sentissem envolvidas nesta dinâmica. Esses cartazes foram expostos em vários locais da escola, para divulgar a iniciativa e, no final, houve uma votação para escolher aquele que iria representar a escola.
No cartaz selecionado, os alunos deram a ideia de colocar um elemento natural, uma árvore, elaborada com recortes de desenhos de canetas/marcadores, e crianças a usar canetas recicladas, remetendo para as frases e as ideias que escreveram.
O cartaz foi colocado no cimo da escada de acesso às salas do 1º ciclo e Biblioteca Escolar, por ser um lugar de passagem para todos e, por isso de maior visibilidade. Já a RETURN BOX foi colocada junto à entrada da Biblioteca Escolar, como consta no cartaz.
Foi evidente o envolvimento de toda a comunidade educativa, e ainda antes do final do ano letivo foi possível encher a caixa de canetas e marcadores, na certeza de que a partir destes será dada nova vida a outros materiais de escrita, tão necessários em contexto escolar e contribuindo para a sustentabilidade do nosso planeta.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: