RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica da Venda Nova (Gondomar)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O Desafio Edding 2023-24-RETURN BOX foi divulgado e proposto, à nossa comunidade educativa, pela equipa de Coordenação da Eco-Escola.
O programa Eco-Escolas já faz parte da rotina diária da nossa escola, assim, este desafio foi abraçado pelos nossos alunos com entusiamo e muitas ideias interessantes.
Sob a orientação dos professores Titulares de Turma, que auxiliaram na investigação sobre o tema do Desafio Edding, cada turma apresentou uma proposta para a elaboração do cartaz, tendo em atenção as regras estipuladas. Foram debatidas as melhores opções para elaboração do mesmo, encorajando os alunos a utilizar os materiais disponíveis na escola e com menor impacto ambiental.
O projeto vencedor propôs a elaboração de um cartaz em que “O marcador preto”, que segundo eles é o que se gasta mais rapidamente pois é muito utilizado para contornar, seria a personagem principal da história e que iria ensinar todos os seus amigos marcadores a seguirem o caminho certo quando deixassem de ser úteis. Esse caminho não passava pelo caixote do lixo, mas sim pela Return Box, aparecendo assim o slogan: “Em vez de no lixo deitar, vamos RECICLAR.”
O cartaz foi elaborado em suporte de cartolina A2, marcadores de quadro branco recarregáveis, marcadores da caixa dos perdidos e achados, bem como, pedaços de cartolina e papel cavalinho. Em algumas situações, foi aplicada a técnica da colagem e do decalque para minimizar a impressão.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: