RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
CARTAZ RETURN BOX | Memória descritiva
O nosso cartaz pretende alertar a comunidade educativa do Colégio de Nossa Senhora da Bonança para a existência de uma caixa (RETURN BOX), na sala de professores, onde todos podem depositar marcadores em fim de vida.
Para elaborar o cartaz, com a ajuda da nossa professora, fizemos uma pesquisa sobre a temática da reciclagem. Também vimos o vídeo de apresentação deste desafio, presente no site do Eco-Escolas, e ficámos surpreendidas, pois não sabíamos que este tipo de material podia ser reciclado, dando origem a um novo produto.
Depois da pesquisa, decidimos construir o nosso cartaz numa cartolina, utilizando os seguintes materiais: lápis de carvão, lápis de cor, marcadores, tesoura, cola, revistas velhas e panfletos de publicidade dos supermercados. Como há marcadores de várias cores, quisemos criar uma moldura colorida à volta do título do cartaz e no restante espaço, tirando partido da cor existente nos papéis de revista/panfletos que selecionámos e rasgámos.
Em seguida, aliando este trabalho ao projeto Geração Verdão, que também trabalhámos ao longo do ano, criámos uma quadra para transmitir a nossa mensagem.
Também desenhámos o nosso planeta com várias cores à volta, porque acreditamos que as nossas atitudes e os nossos comportamentos podem tornar o mundo num lugar colorido e muito bonito para se viver.
Escolhemos desenhar um marcador edding verde, porque a cor verde simboliza a esperança e está associada à natureza.
A divulgação da existência da caixa RETURN BOX na escola ocorreu no nosso 2.º Conselho Eco-Escolas, tendo os delegados ambientais de todas as turmas tomado conhecimento da iniciativa, e transmitido a mensagem aos restantes alunos e aos seus professores.
Posteriormente, enquanto delegadas ambientais do 4.º ano B, fizemos este cartaz para afixar numa parede do Colégio, divulgando ainda mais esta atividade na nossa escola.
Autoras do cartaz:
Luísa Vergueiro
Maria Beatriz Santos
Professora orientadora:
Luísa Gonçalves

Fotografia da localização do cartaz e da return box: