RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A Escola e a turma estão integradas no programa “Escola Azul “, programa “Eco – Escolas” e “Agro-Escolas” o que proporciona uma aprendizagem interdisciplinar, com o estudo dos seres vivos e proteção da vida terrestre. Definiu-se como tema específico para o 1º ano de escolaridade, o ODS 15 “Proteger a Vida Terrestre”.
Desta forma, os alunos estão muito sensíveis a todas as questões ambientais com que o Planeta se depara. São promovidas muitas ações diárias de rentabilização de recursos, bem como uma ativa participação dos alunos em ações que fomentem a sustentabilidade do Planeta.
Para a construção do painel de sensibilização, assistimos aos diferentes vídeos disponíveis na página do concurso, bem como a outros das diferentes fases da vida de uma árvore até chegar a um produto que utilizamos diariamente.
Neste sentido escreveram-se várias frases e, em Assembleia de Turma, os alunos escolheram o Slogan e elaboraram um pequeno poema que apela à proteção do ambiente através da ajuda da “Return Box”.
A caixa e o painel foram colocados no corredor de acesso às salas do 1.º CEB, autonomamente os alunos colocavam os marcadores/canetas na Return Box., conseguindo assim uma participação muito ativa dos alunos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Localização da Return Box no corredor de acesso a todas as turmas do 1º ciclo