RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Centro Escolar Luís Ribeiro Pereira (Ferreira do Zêzere)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “RETURN BOX” é o primeiro desafio da edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas e pretende apresentar, em contexto Escolar, a “RETURN BOX” – caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Quando chegar ao ponto em que um marcador já chegou ao final de vida e já não é possível continuar a utilizá-lo, basta colocá-lo na “RETURN BOX” (podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta).
Esses marcadores vão ser reciclados e o material resultante, será utilizado na produção de novos marcadores.
As crianças foram desafiadas a elaborar um cartaz, onde foram informados todos os elementos da comunidade educativa sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados.
Foram recolhidos marcadores existentes no Centro Escolar e outros doados pelas famílias.
Os objetivos a que nos propusemos com esta atividade (desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; informar a comunidade Escolar sobre a existência de uma caixa para reciclagem de marcadores usados, em fim de vida; desenvolver a criatividade) foram amplamente atingidos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

O  cartaz elaborado  e a  caixa  foram colocados num local bem visível e acessível a todos.