RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Apresentação do Trabalho
O projeto "Return Box" foi desenvolvido pela turma de Técnico/a de Alojamento Hoteleiro do 2º ano da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, no módulo de Comunicação e Relacionamento Interpessoal em Contexto Profissional, sob a orientação da formadora Rafaela Alexandre.
Descrição da Investigação e Envolvimento dos Alunos
A investigação sobre o tema começou com um breve enquadramento da atividade e da empresa Edding. De seguida, procedeu-se a benchmarking no Pinterest, onde as alunas procuraram inspiração em posters e cartazes relacionados à sustentabilidade. A partir dessas referências, cada aluna desenhou, em papel, um elemento que remetesse à temática em causa: marcadores, símbolos de reciclagem, folhas e lâmpadas (elementos esses, que foram incluídos no poster final).
Cada aluna, então, utilizou a plataforma Canva para criar um modelo de cartaz que refletisse suas ideias e criatividade individuais. Após a criação dos modelos, a turma, juntamente com a formadora, combinou os melhores elementos de cada cartaz numa versão final, que representasse o esforço coletivo e a visão conjunta da turma.
Divulgação do "Return Box" na Escola
Para a divulgação do "Return Box" na escola, foi decidido que o cartaz final e a caixa seriam afixados no bar da escola. Esta localização foi escolhida pelas alunas por ser um ponto de encontro e paragem diária quase obrigatória tanto para formadores quanto para alunos. A escolha estratégica do local visa garantir uma maior visibilidade e adesão ao projeto por parte de toda a comunidade escolar.
Resultado e Orgulho Coletivo
O desenvolvimento deste projeto foi um verdadeiro trabalho de equipa, no qual todas as alunas participaram ativamente e colaboraram entre si. O resultado foi um cartaz visualmente atrativo e uma iniciativa de sustentabilidade que tem o potencial para causar um impacto positivo na escola. Todas as participantes ficaram muito orgulhosas da criação, reconhecendo o valor do trabalho em grupo e da importância da conscientização ambiental.
Localização
• Return Box e Cartaz: Afixados no bar da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e divulgação na Corporate TV da EHTA
Conclusão
Este projeto não só permitiu às alunas aplicarem conhecimentos de comunicação e relacionamento interpessoal em um contexto profissional, mas também incentivou práticas sustentáveis dentro da escola. A formadora Rafaela Alexandre e as alunas do 2º ano de Técnico de Alojamento Hoteleiro estão confiantes de que o "Return Box" será um sucesso e contribuirá para um ambiente mais consciente e responsável.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Ponto de recolha- Bar da EHTA