RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “Return Box”, parceria estabelecida entre a Edding Portugal, a ABAAE e o programa Eco-Escolas, visa sensibilizar os alunos e restante comunidade educativa, para a recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Nesta linha de ideias, os alunos foram, primeiramente, desafiados a partilhar os seus conhecimentos prévios relativamente a várias questões relacionadas sobre a temática: o que devemos fazer com os marcadores vazios?; será possível a reutilização de marcadores?; os marcadores podem ser recarregáveis?; quais os benefícios ambientais em recarregar e reutilizar os marcadores?; será possível substituir as ponteiras dos marcadores, de forma a reutilizá-los? e, por fim, de que forma podemos envolver e sensibilizar a comunidade educativa na reutilização destes recursos?.
Após terem sido escutados, compreendidos e discutidos os conhecimentos prévios dos alunos, emergiu a necessidade dos mesmos perceberem o principal objetivo do desafio proposto pelo projeto Return Box. Para tal, os alunos foram convidados a assistir ao vídeo do desafio, publicado na plataforma do mesmo. Este vídeo despertou, de forma instantânea, o interesse e curiosidade do grupo, em criar um cartaz, com o principal objetivo de sensibilizar e apelar à recolha e reutilização de marcadores vazios/velhos por parte de toda a comunidade educativa.
Para a realização deste projeto, emergiu a necessidade de realizar uma articulação com a área curricular do português, de forma a revisitar a estrutura do cartaz e os principais aspetos que o mesmo devia conter, através da visualização de um vídeo e exploração do mesmo.
Posto isto, a turma distribuiu-se em grupos de 3 alunos e, através da aplicação Pages, os alunos criaram os seus cartazes.
De forma a eleger o cartaz mais criativo e que respeitasse todos os critérios de avaliação exigidos, foi realizada uma votação que contou com toda a comunidade educativa (alunos, docentes, não docentes e direção). Para esta realização, foi criada uma votação online, cujo Presidente da Assembleia de Alunos passou por todas as salas, de forma que cada aluno participasse no ato eleitoral.
Posto isto, o cartaz vencedor foi apresentado na Assembleia de Alunos e divulgado na sessão semanal da Radio Oceanus.
Considera-se que, através da adoção desta metodologia, a comunidade educativa envolveu-se ativamente neste projeto, contribuindo não só para a recolha de marcadores e para a economização de recursos, como também para sensibilizar e educar para e sobre as questões ambientes, estimulando, simultaneamente, a criatividade e a inovação.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Localização do Cartaz - Patamar do edifício do 1º ciclo