RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Externato Paulo VI (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A atividade foi proposta aos alunos representantes Eco-Escolas das turmas do 4.º A, 4.º B, 5.º A, 5.º B, 6.º A e 6.º B, num total de 12 alunos, juntamente com a coordenadora do projeto e a professora de Educação Tecnológica que também integra o Conselho Eco-Escolas.
A sensibilização para o tema começou com um debate a partir da pergunta “O que pensam que acontece aos marcadores quando a sua tinta se esgota?” e, posteriormente, o visionamento dos vídeos recomendados pela Edding. Seguiu-se um diálogo com troca de ideias/opiniões acerca da reciclagem e sua importância e o impacto da mesma na sustentabilidade do planeta Terra.
Depois foi explicado o objetivo (realização do cartaz para acompanhar a caixa “Return Box”) e foram criados grupos de trabalho. Cada grupo fez, primeiramente, o esboço numa folha de desenho A4 e, seguidamente, elaboraram o cartaz usando marcadores, água, pincéis, cola, fotocópias (imagem Return Box), tesouras e cartolinas brancas A2.
No final, elegeu-se, pelos presentes na sala e pela Direção do Externato, o cartaz mais representativo e decidiu-se que o mesmo seria afixado na portaria da Avenida Central, portaria principal de acesso a toda comunidade educativa.
Este cartaz mostra o “percurso de vida” da tinta dos marcadores, técnica usada com tinta de marcadores e água. Quando esta se esgota, os mesmos devem ser colocados na caixa “Return Box.” No centro do cartaz, e com letras maiúsculas, está escrito “USA” e “RECICLA”, como chamada de atenção, juntamente com uma pequena mensagem. No fundo do cartaz, em rodapé, pode ler-se a localização do mesmo. Por todo o cartaz foi utilizada a técnica da tinta do marcador com água, para esbater a tinta, que significa o fim dos marcadores.
Posteriormente, os representantes Eco-Escolas foram pelas salas de aula (desde os 3 anos, do ensino pré-escolar, até ao 9.º ano de escolaridade) e demais espaços escolares (Direção, secretaria, bar, sala dos professores,…) informar da existência da caixa “Return Box” e a sua finalidade.
Os restantes cartazes foram colocados nas outras portarias e no recreio do 2.º e 3.º ciclos, para que todos pudessem ter acesso à informação.
Todos os cartazes foram afixados pelos alunos diretamente envolvidos na atividade, com a colaboração da coordenadora do projeto e a coordenadora dos assistentes operacionais, membro integrante do Conselho Eco-Escolas.
Aproveitando um intercâmbio com o Colégio Madre de Dios Ikastetxea – Bilbao, pertencente à mesma Congregação na qual o Externato Paulo VI se insere, Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, os alunos envolvidos na atividade puderam partilhar com os colegas espanhóis as suas práticas de sustentabilidade no colégio de Braga.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: