RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este cartaz da Edding divulga a Return Box entregue à nossa escola, destinada à reciclagem de marcadores e canetas não recarregáveis, enquanto promove os marcadores recarregáveis da marca. Um marcador recarregável Edding ao lado da caixa de reciclagem, com diversas canetas parecidas, num fundo com cores verdes e ilustrações naturais. A frase "Por que recarregar um... quando podemos recarregar todos?" está escrita de forma a parecer que um marcador está a ficar sem tinta, incentivando a reflexão sobre o descarte sustentável. A mensagem sugere que não deveríamos descartar os marcadores sem considerar a reciclagem. Esta iniciativa enfatiza a importância da sustentabilidade, do Eco-Escola e da responsabilidade ambiental.
Os alunos do CPT de Multimédia do 11.º ano de escolaridade fizeram algum trabalho de pesquisa sobre a
reciclagem de marcadores e, posteriormente, após a análise do regulamento do desafio, cada aluno elaborou um cartaz com o objetivo de incentivar a reciclagem de marcadores usados e de informar a comunidade escolar sobre a existência da Return Box na escola. Depois, os alunos, a professora que orientou o trabalho e uma das coordenadoras do Eco-Escolas fizeram a seleção do cartaz que melhor traduz os objetivos propostos.
O cartaz foi impresso em formato A2 e afixado, num placar reservado ao Eco-Escolas, no átrio de entrada da escola, de forma visível para toda a comunidade escolar. A Return Box está colocada na loja do aluno (papelaria).

Fotografia da localização do cartaz e da return box: