RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O projeto “Return Box” foi divulgado à comunidade escolar durante o conselho eco escolas, onde nas turmas se encontram delegados e subdelegados ambientais. Previamente, foi indicada a localização do depósito de recolha Edding, especificamente na papelaria da escola, considerado um lugar acessível e visível por todos para recolha de marcadores em fim de vida.
O desafio para a construção do cartaz foi lançado a alunos dos 2º e 3º ciclos na disciplina de Educação Visual/Educação Tecnológica; com a elaboração destes cartazes, pretendeu-se praticar e reforçar as aprendizagens, no âmbito dos temas sustentabilidade ambiental e design gráfico. Aos alunos que, voluntariamente, se envolveram no projeto, foi disponibilizado o regulamento do concurso, tendo os mesmos pesquisado sobre os materiais Edding e os objetivos da “Return Box”. Estes desenvolveram o projeto em duas fases: primeiro de forma manual com estudos de esboço e croquis e, depois, numa segunda fase, o produto final foi executado em formato digital, conciliando os dois métodos do processo criativo.
Foi realizada a sensibilização para recolha de marcadores, com a afixação do cartaz que nos foi disponibilizado, para que os marcadores sem utilidade fossem encaminhados para a “Return Box”.
O trabalho escolhido pertence à aluna Leonor Simões do 8º ano e foi selecionado por uma equipa de professores da Escola constituída pelo Sr. Diretor, a docente de EV/ET, a coordenadora do Eco Escolas Chamusca e a professora Bibliotecária. Foi valorizado, de acordo com o regulamento, a mensagem e o aspeto estético final.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Localização na Papelaria da Escola.