RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de Peniche (Peniche)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O cartaz “Return Box” que apresentamos neste desafio da edding Portugal, em parceria com a ABBAE e o programa Eco-Escolas, foi o projeto selecionado entre as 22 propostas realizadas pelos nossos alunos. Estas foram desenvolvidas em 2 turmas do 2.º ano do curso Técnico de Multimédia e, também, alguns alunos de Artes Visuais do 12.º ano aceitaram este desafio. A professora apresentou aos alunos a proposta para criarem um cartaz que divulgasse a “Return Box” e o seu propósito. Os alunos tomaram conhecimento do regulamento e iniciaram a sua pesquisa sobre o tema, procurando aprofundar a informação já obtida. Aferiram a existência de quaisquer suportes gráficos relativos à reciclagem e reutilização de canetas e marcadores. Toda a pesquisa foi realizada recorrendo ao uso da internet.
O cartaz que propomos apresenta elementos gráficos, ao nível da cor, relacionado com as da natureza. O Slogan faz uma ligação conceptual entre as cores dos marcadores e a sustentabilidade para um “Mundo mais colorido”. Um parágrafo informativo, acerca do objetivo da “Return Box” consta no cartaz assim como a sua localização na Escola. Como elementos gráficos formais, o símbolo da reciclagem está representado como se fosse desenhado com um marcador preto e a imagem da “Return Box”, a cores, destaca-se ao seu lado. Ao lado do título do cartaz, encontra-se uma imagem de teor conceptual, em que duas mãos envolvem o nosso planeta, numa representação simbólica do cuidado e atenção que devemos ter, numa clara alusão à sua vulnerabilidade.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: