RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A turma JI 10 (crianças de 3,4 e 5 anos) da EB Ruivães, elaborou um cartaz para sensibilizar todas as crianças da escola a fazerem a reciclagem dos marcadores.
Em grande grupo, conversaram sobre o que acontecia aos marcadores quando estes deixassem de pintar. O grupo chegou á conclusão de que os marcadores vão todos para o lixo. A educadora perguntou se as crianças conheciam a Return Box e para que servia, como não conheciam, fizeram uma pesquisa na internet, onde perceberam o que era e a sua finalidade.
Após essa informação houve uma partilha de ideias de como elaborar o cartaz. A ideia para o cartaz foi fazer um caminho onde os marcadores podem e devem percorrer até chegar á Retrn Box para serem reciclados. A moldura do cartaz bem como o caminho foram feitos com bocadinhos de papel rasgado de revistas e pintaram o céu e a relva com aguarela. Pintaram os marcadores e colaram. Com o cartaz Return Box terminado, o grupo foi a cada turma da escola mostrar o cartaz e explicar a finalidade do mesmo, informando também onde a Return Box se encontra (biblioteca), para que todos possam fazer a reciclagem dos marcadores.
O nosso SLOGAN:
“Vamos voltar a brilhar, Basta reciclar!!”
A nossa mensagem: “Marcadores para reciclar, O planeta estás a ajudar”

Fotografia da localização do cartaz e da return box: